A conclusão da terceira etapa de expansão do Tegram vai elevar a capacidade de escoamento dos 15 milhões de toneladas atuais para 23,5 milhões de toneladas por anoCrédito: Divulgação
Região Nordeste
Tegram anuncia fase três de expansão com investimento de R$ 1,6 bi
Capacidade de escoamento do terminal passará de 15 milhões para 23,5 milhões de toneladas ao ano
O consórcio do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram) vai investir R$ 1,6 bilhão na terceira fase de ampliação do terminal de exportação de grãos que opera no Porto do Itaqui (MA).
A conclusão desta etapa é prevista para o segundo semestre de 2026 e vai elevar a capacidade de escoamento dos 15 milhões de toneladas atuais para 23,5 milhões de toneladas por ano.
Entre as obras principais da terceira fase está a conexão do modal ferroviário às estruturas atuais do Tegram e à futura moega do Porto do Itaqui (moegão) – Pera Sul, projeto ferroviário que está sendo conduzido pela VLI junto à autoridade portuária Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap).
Atualmente, 58% dos grãos exportados pelo terminal chegam por rodovia, mas o Tegram foi concebido para receber 80% por modal ferroviário, o que será possível com as adaptações.
Em comunicado à imprensa, nesta semana, o Consórcio Tegram-Itaqui informou que após a conclusão desta fase de obras, a estimativa para 2027 indica que o valor das exportações representará um incremento de R$ 18,3 bilhões por ano em receita às empresas da região do Mapito (confluência entre Maranhão, Piauí e Tocantins), o que consolidará o Porto do Itaqui como o maior exportador de grãos das regiões Norte e Nordeste do país.
“Ao todo, 97% da produção do Mapito passa por Itaqui, e 76% disso, pelo Tegram”, diz Randal Luciano, diretor-executivo do Tegram.
O executivo diz ainda que a expansão vai concretizar “a mudança no eixo estrutural logístico e portuário no Brasil, que antes do Tegram, era concentrada no eixo Sul-Sudeste”.
Atualmente, os dois terminais do consórcio recebem navios da família Panamax, que transportam 65 mil toneladas, em média. A expansão tornará possível o recebimento dos Capesize, com capacidade para até 170 mil toneladas.
“Hoje, embarcamos dois navios por mês. Com o recebimento de caminhão e trem ao mesmo tempo, vamos ter uma terceira linha de expedição”, declarou o executivo.
Nos oito primeiros meses deste ano, 170 navios foram carregados nos dois berços do Tegram e as expedições somaram 11,3 milhões de toneladas de grãos. Em todo o ano passado, o volume chegou a 13,4 milhões de toneladas.
Com a expansão, a capacidade estática do terminal também vai aumentar, passando de 500 mil para 856,8 mil toneladas, acréscimo de 71%.
O consórcio é formado pelas empresas Terminal Corredor Norte (TCN), Viterra Logística e Terminais Portuários, Corredor Logística e Infraestrutura (CLI) e ALZ Grãos (das tradings Amaggi, Louis Dreyfus e Zen-Noh Grain).