domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

As embarcações vêm, principalmente, de países como os Estados Unidos, Inglaterra, Holanda e Alemanha. Crédito: Divulgação/CDP

Região Norte

Temporada de cruzeiros deve injetar R$ 46 milhões na economia de Santarém

15 de dezembro de 2022 às 10:22
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

Após dois anos de restrições causadas pela pandemia, Companhia Docas do Pará espera 23 navios 

Os navios de cruzeiros retornaram ao Porto de Santarém, no Pará, após dois anos sem atividades em decorrência da pandemia de covid-19. Para a temporada 2022/2023 são esperados 23 navios que devem trazer ao município cerca de 28 mil turistas e injetar R$ 46 milhões na economia local, de acordo com a Secretaria Municipal de Turismo (Semtur). 

As embarcações vêm, principalmente, de países como os Estados Unidos, Inglaterra, Holanda e Alemanha.

O primeiro navio a chegar ao complexo, via Rio Tapajós, foi o transatlântico Insígnia, da empresa marítima Oceania Cruises, no dia 24 de novembro, segundo a Companhia Docas do Pará (CDP), que administra o complexo. 

Ancorado, cerca de 800 turistas e 400 tripulantes circularam   nos pontos turísticos e comerciais da cidade. 

Na semana seguinte, foi a vez do Cruzeiro Seven Seas Navegator, que aportou no domingo (27), com 557 turistas e 345 tripulantes. 

Já o navio Voledam aportou na segunda-feira (28), trazendo 1.718 turistas e 647 tripulantes. A temporada está com rota em Santarém até abril de 2023.

Turismo

Segundo a Semtur, Santarém tem uma localização privilegiada, que permite aos navios passarem pela cidade tanto na ida quanto no retorno do percurso. 

A região se destaca pela gastronomia, a base de peixes da região, o que desperta a curiosidade dos turistas estrangeiros. Há ainda o artesanato e pontos turísticos para visitar. 

No retornos dos navios um dos destinos é a vila balneária de Alter do Chão, localizada a cerca de 37 km da zona urbana de Santarém, que já foi eleita como a praia de água doce mais linda do mundo, também apontada pelo Ministério do Turismo como um dos 25 destinos tendência para 2022.

O secretário municipal de Turismo, Alaércio Cardoso, ressaltou que a temporada 2022/2023 superou as de anos anteriores e está oferecendo emprego e renda para centenas de pessoas, em diversos segmentos econômicos.

“Hoje, Santarém é o município que mais recebe navios transatlânticos de turistas na região norte. Está à frente de Belém e de Macapá. Haverá dias de chegadas simultâneas em Santarém e em Alter do Chão com os navios aportados. A nossa expectativa é de que na temporada 2023/2024 já estejamos recepcionando com o novo CAT em Alter do Chão”, informou Cardoso.

 

Compartilhe:
TAGS