Nacional
Temporada de cruzeiros recomeça no sábado
A temporada de cruzeiros marítimos no Brasil será retomada neste sábado. A decisão foi anunciada ontem, em comunicado emitido pela Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros (Clia).
A confirmação veio após o Ministério da Saúde publicar, na última sexta-feira (25), uma portaria no Diário Oficial da União autorizando o retorno da operação turística de navios. A atual suspensão voluntária dos cruzeiros no País segue até seguirá até amanhã.
As saídas estão programadas para ocorrer até o dia 18 de abril deste ano. Serão 19 roteiros, que passarão por oito destinos dos Estados de Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro, incluindo Balneário Camboriú, Itajaí, Porto Belo, Santos, Ilhabela, Rio de Janeiro, Angra dos Reis/Ilha Grande e Búzios.
O comunicado da Clia afirma que “esses destinos” estão “totalmente alinhados” para implementar os protocolos de segurança e garantir qualidade aos viajantes. Diz ainda que a temporada 2022/2023 está programada para começar em outubro.
A associação reforçou que os cruzeiros são o único segmento do turismo que exige uma abordagem robusta em relação aos protocolos de saúde, incluindo testes negativos antes do embarque e testes regulares da tripulação, entre outros.
“Nas excepcionais ocasiões em que é necessário tratamento médico para passageiros ou tripulantes, os navios de cruzeiro têm instalações médicas, de isolamento e quarentena no local e planos de resposta abrangentes usando recursos privados em terra para evitar qualquer ônus para os portos ou comunidades”, diz um trecho do documento.
De acordo com a CLIA, o setor de cruzeiros é vital para a recuperação econômica global. E relembra que na última temporada brasileira (2019/2020), o impacto foi de R$ 2,24 bilhões para a economia nacional, além de ter gerado 34 mil empregos em uma extensa cadeia de setores, entre comércio, alimentação, transportes, hospedagem, serviços turísticos, agenciamento, receptivos e combustíveis.
HISTÓRICO.
A temporada de cruzeiros começou, no Brasil, em novembro do ano passado. Mas com o avanço da ômicron no País, os casos explodiram e paralisaram o setor em janeiro, após surto de Covid-19 dentro das embarcações.
Os cinco navios que fazem parte desta temporada ficaram em Santos, cumprindo o período de suspensão na área de fundeio do Porto. São eles: MSC Seaside, Splendida, Preziosa, Costa Diadema e Fascinosa.
Em 12 de janeiro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), orientou a suspensão definitiva da temporada de cruzeiros no Brasil, como ação necessária à proteção da saúde da população.
A Agência explicou ainda que continuará a exercer suas atividades para fiscalização dos protocolos sanitários empregados pelas embarcações e não hesitará em adotar as medidas que se fizerem necessárias para proteger a saúde dos viajantes.
Protocolos de segurança para os cruzeiros
- Vacinação completa obrigatória para hóspedes e tripulantes (elegíveis dentro do Plano Nacional de Imunização);
- Testagem pré-embarque (PCR até três dias antes ou Antígeno até um dia antes da viagem);
- Testagem frequente de, pelo menos, 10% dos hóspedes e tripulantes;
- Capacidade reduzida a bordo para facilitar o distanciamento social de 1,5m entre grupos e permitir a distribuição de cabines reservadas para isolar casos potenciais;
- Uso obrigatório de máscaras;
- Preenchimento de formulário de saúde pessoal (DSV – Declaração de Saúde do Viajante);
- Ar fresco sem recirculação, desinfecção e higienização constantes;
- Plano de contingência com equipe médica especialmente treinada e estrutura com recursos modernos para atendimento de hóspedes e tripulantes;
- Medidas de rastreabilidade e comunicação diária com a ANVISA, Municípios e Estados.