sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

O diretor-executivo da Abtra, Angelino Caputo, discursa ao lado do presidente do Camps Santos, Elber Alves Justo, durante a solenidade de lançamento do Porto Hack SantosCrédito: Cássio Lyra/BE News

Região Sudeste

Terceira edição do Porto Hack Santos é lançada no Camps Santos

Atualizado em: 29 de setembro de 2023 às 9:49
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Participantes da maratona de inovação promovida pela Abtra serão os aprendizes da instituição

A Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra) fez na quinta-feira (28) o lançamento da terceira edição do Porto Hack Santos, a maratona de inovação anual promovida pela entidade. A novidade para a edição de 2023 é uma parceria com o Centro de Aprendizagem e Mobilização Profissional e Social (Camps) Santos. A solenidade foi realizada na sede da instituição, com a presença de autoridades e da comunidade portuária.

Os 50 jovens que vão participar do hackathon são jovens participantes do projeto Aprendiz do Futuro, do Camps. Nos dias 9 e 10 de dezembro, eles serão divididos em dez times e vão encarar uma maratona de 35 horas.

O diretor-executivo da Abtra, Angelino Caputo, afirmou que a associação trabalha forte com o apelo do ESG, por isso da parceria com o Camps.

“Em vez de selecionar grandes competidores, carimbados no mundo da inovação, estamos dando oportunidade para um grupo que está em formação, recebendo treinamentos de tecnologia, inteligência artificial e gestão de empresas. Diria que eles estão se comportando desde o início do curso como se fossem pequenas startups”, analisou.

Segundo Caputo, os 50 jovens terão de resolver um problema da relação porto-cidade e, para isso, terão de usar todo o poder de inovação e criatividade. O evento contará com a participação de empresas associadas à Abtra que vão auxiliar com experiências e mentoria, além de ser jurados.

“Temos um objetivo social, que é dar oportunidade a esses 50 jovens. O objetivo da própria solução tecnológica a ser desenvolvida, que pode muito bem ser aplicada na relação, e também uma oportunidade para nossos associados, que podem contratar jovens vindos do mercado sem nenhum vício corporativo. Este ano é um Porto Hack Santos cheio de novidades e a expectativa é muito boa”, disse.

O presidente do Camps Santos, Elber Alves Justo, classificou a parceria com a comunidade portuária como de grande importância e espera maiores contribuições das empresas do segmento visando novas oportunidades em diferentes áreas.

“O projeto é muito interessante para o Camps, acaba unindo mais o Porto de Santos. As empresas são as principais parceiras, além do poder público, e isso faz com que a gente abra mais um leque de oportunidades para os aprendizes poderem se capacitar e buscar uma nova posição. A expectativa é que dê muito certo e que as empresas entendam que esse é um caminho de formação. E que venham com outras ideias para que a gente possa explorar outros caminhos, não só da área da tecnologia, mas expandindo para outras áreas”, analisou.

Compartilhe:
TAGS Angelino Caputo Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados Centro de Aprendizagem e Mobilização Profissional e Social inteligência artificial