Segundo Rui Klein, o projeto da Imigrantes 3 é discutido há anos como alternativa ao escoamento de cargas com destino ao Porto de Santos (Crédito: Saulo Cruz/Brasil Export)
Brasil Export
“Terceira pista da Imigrantes é uma alternativa viável”, defende Rui Klein
Diretor de Concessões Rodoviárias da Ecorodovias, a solução equalizaria os trânsitos urbano e portuário no Sistema Anchieta-Imigrantes
A construção da terceira pista da Rodovia dos Imigrantes ligando São Paulo (SP) à Baixada Santista, no litoral, poderia ser uma alternativa para equalizar o trânsito urbano e o portuário no Sistema Anchieta-Imigrantes. A entrega da Imigrantes 3 como solução ao gargalo logístico foi defendida pelo diretor de Concessões Rodoviárias da Ecorodovias, Rui Klein, durante a sua participação no fórum Brasil Export 2022, em Brasília (DF).
“Acreditamos que a terceira pista da ‘família’ Imigrantes possa ser uma alternativa viável”, disse Klein no Painel Santos “A urgência de uma nova ligação rodoviária na região Sudeste”, realizado no primeiro dia do encontro.
Klein comentou que o projeto da Imigrantes 3 é discutido há anos como uma alternativa ao escoamento de cargas com destino ao Porto de Santos. “A Ecovias vem contribuindo com discussões junto ao Governo do Estado de São Paulo há pouco mais de uma década, levando ideias, sugestões e monitorando o desempenho das duas pistas Anchieta, onde descem caminhões”, contou.
Contudo, Klein ressaltou que a solução para o gargalo não cabe somente à Ecovias. “Somos uma concessionária, com contrato e obrigações específicas e não consta a ampliação da serra. Por outro lado, a gente tem muita informação, muito a contribuir, e projetos muito interessantes para colocar à mesa como alternativa para transpor a serra”, salientou.
Klein disse que a Ecovias chegou a encaminhar o esboço de uma proposta ao Governo de São Paulo, mas lembrou que o Executivo estadual também estuda alternativas.
“O Governo do Estado de São Paulo tentou viabilizar alternativas para transpor a serra como Parelheiros (rodovia ligando o extremo sul da cidade à Itanhaém, no Litoral Sul do Estado), e, também, um grupo privado tentou lançar, há uma década, o Via Mar, que foi colocado à mesa de novo através de um PMI , um Procedimento de Manifestação de Interesse do Governo do Estado, nesta gestão do Rodrigo Garcia. Esse PMI está vigente. Existem dois proponentes que deverão, em algum momento, apresentar suas alternativas, que são voltadas mais ao norte, na região de Suzano, ligando a Cônego Domênico Rangoni à margem esquerda do porto (Santos)”, contou.
O debate contou ainda com o presidente do Conselho do Santos Export e diretor-executivo do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp), Ricardo Molitzas, e moderação do diretor de Redação do jornal e portal BE News, Leopoldo Figueiredo.
O último encontro do ano do Brasil Export – Fórum Nacional de Logística de Infraestrutura Portuária é uma realização da Una Marketing de Eventos e ocorreu nos dias 19 e 20 deste mês.