HUB
Terceira pista da Imigrantes favorece caminhões
A terceira pista da Rodovia dos Imigrantes, empreendimento que ligará a Grande São Paulo ao Porto de Santos (SP), terá inclinação mais suave – em média, de 4% – e curvas com raios maiores para favorecer o trânsito de caminhões de cargas que seguem ao complexo marítimo. As informações foram ressaltadas pelo Governo do Estado de São Paulo, que supervisiona a obra.
Trata-se de uma boa notícia para os usuários do Porto de Santos, uma vez que a última expansão do Sistema Anchieta-Imigrantes, a segunda pista da Imigrantes, entregue há cerca de duas décadas, não permite o tráfego de caminhões devido a sua inclinação. Na prática, os veículos de carga contam apenas com a Via Anchieta e a primeira pista da Imigrantes – podendo descer apenas pela Anchieta.
O projeto ainda prevê que 80% da nova estrutura serão constituídos por túneis para reduzir o impacto ambiental. E haverá duas faixas de rolamento e um acostamento, que pode ser revertido em faixa de tráfego.
“A grande diferença dessa pista está em sua geometria, que permitirá a descida de caminhões. Isso vai ajudar muito na subida e na descida para o litoral e também no trabalho de manutenção das vias do Sistema Anchieta-Imigrantes”, diz o secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini.
Com a adição da nova pista, a capacidade do sistema será ampliada em cerca de 145% para descida de veículos pesados, segundo a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). Serão 21,5 quilômetros de extensão no trecho de serra, compostos por 17 quilômetros de túneis e 4 quilômetros de viadutos. Um dos túneis terá cerca de 6 quilômetros de extensão, tornando-se a maior estrutura desse tipo no Brasil.