domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Nacional

Terminais e operadores elogiam indicação de Mariana

Atualizado em: 19 de setembro de 2023 às 8:54
BE News Enviar e-mail para o Autor

Associações empresariais do setor portuário elogiaram a escolha da engenheira civil Mariana Pescatori como a nova secretária nacional de Portos e Transportes Aquaviários, do Ministério de Portos e Aeroportos – esta é a primeira vez que uma mulher assume esse cargo. A indicação foi anunciada pelo ministro Sílvio Costa Filho (Republicanos) no final da tarde de ontem, dia 18. Até essa segunda-feira, Mariana estava à frente do Departamento de Novas Outorgas e Políticas Regulatórias Portuárias, da própria Secretaria de Portos e Transportes Aquaviários.

A escolha da secretária de Portos foi o primeiro anúncio que Costa Filho fez indicando um novo integrante do primeiro escalão do ministério. O ministro tomou posse no cargo na quarta-feira da última semana, dia 13. 
O presidente da Federação Nacional das Operações Portuárias (Fenop), Sérgio Aquino, destacou os critérios técnicos para a escolha de Mariana, que substitui o consultor portuário Fabrizio Pierdomenico no cargo. “O mercado sente a saída do Fabrizio. Mas a gente entende que, em uma mudança de ministros, o novo ministro (Sílvio Costa Filho) busca sua própria equipe e ele escolheu uma técnica. A Mariana é antes de tudo uma técnica. Fica  claro que não é uma escolha, uma indicação política”, afirmou.
Aquino complementou que Mariana sempre manteve uma ótima interlocução com a Fenop, durante sua atuação na pasta da Infraestrutura no governo passado e na de Portos e Aeroportos, nos últimos meses. “As expectativas são as melhores”, disse.
O diretor-presidente da Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP), Jesualdo da Silva, também destacou positivamente o anúncio de Mariana como a nova secretária nacional de Portos. “Recebemos com grande satisfação (a notícia). Uma pessoa de elevada capacidade e que sempre esteve presente em iniciativas importantes do setor. Sem dúvida, levará adiante ações relevantes”, destacou.

Jesualdo afirmou que a futura secretária já estava envolvida em projetos importantes para o segmento portuário, como a ampliação do prazo de validade do programa Reporto, regime de isenção tributária para investimentos em portos e ferrovias, cuja validade vence em 31 de dezembro deste ano – prazo que o setor quer ampliar por mais anos. “É uma profissional reconhecida por sua atuação no Governo, uma técnica de destaque que dará continuidade a importantes projetos e dará ritmo a eles”, concluiu.

Compartilhe:
TAGS Ministério de Portos e Aeroportos ministro Sílvio Costa Filho Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários