“Investimentos e protagonismo dos terminais portuários da região Sul” foi o tema do painel do Sul Export em que representantes de alguns ativos puderam expor seus projetos (Foto: Divulgação/Brasil Export)
Sul Export
Terminais portuários apresentam seus projetos no Sul Export
Representantes de empreendimentos expuseram suas propostas sobre inovação e gestão
Representantes dos principais empreendimentos portuários da região Sul apresentaram seus projetos e propostas para a inovação e gestão dos terminais em 2024. Os anúncios foram feitos durante a participação no painel “Investimentos e protagonismo dos terminais portuários da região Sul”, do Sul Export – fórum regional de Logística, Infraestrutura e Transportes, em Balneário Camboriú (Santa Catarina).
Na discussão moderada pelo diretor-geral da Rede BE News, Leopoldo Figueiredo, estiveram presentes Osmari de Castilho Ribas, diretor-superintendente administrativo da Portonave (SC); Cássio José Schreiner, CEO do Porto Itapoá (SC); Fábio Mota, CFO/diretor financeiro do Tesc (Terminal Portuário Santa Catarina); e Paulo Bertinetti, diretor-presidente do Tecon Rio Grande (RS), representando a Wilson Sons.
O Sul Export é uma iniciativa do Grupo Brasil Export, com apoio institucional do Ministério de Portos e Aeroportos, produção da Bossa Marketing e Eventos e mídia oficial da Rede BE News. Os painéis foram transmitidos ao vivo pela TV BE News e estão disponíveis no canal da emissora do Youtube (@tv_benews).
Paulo Bertinetti ressaltou o compromisso do Tecon Rio Grande com a inovação e a modernização, especialmente através da contratação de profissionais para agilizar os processos operacionais e financeiros, e para fortalecer a inteligência de mercado. Ele enfatizou que a automatização é fundamental para reduzir a subjetividade nas decisões, destacando a implementação de tecnologias como operações remotas para os TGs. Bertinetti também mencionou que 60% das atividades já estão automatizadas, incluindo abastecimento, recebimento e entrega de cargas, além de um sistema eficaz de atendimento ao cliente.
Fábio Mota ressaltou o aumento do píer e outros projetos para o Tesc, como estudos técnicos para melhorar o uso dos berços, incluindo a possibilidade de implementar um mecanismo de calado dinâmico. A empresa também está investindo em tecnologia, especialmente inteligência artificial, para integrá-la em quase todos os seus processos operacionais, com foco especial na segurança, utilizando imagens para monitoramento e alertas de risco. Segundo Mota, o foco é melhorar os processos de forma eficiente e segura, sem necessariamente reinventá-los, mas buscando novos usos e maior eficiência em cada momento.
Schreiner anunciou a implementação de guindastes operados por controle remoto e a introdução de caminhões elétricos no Porto Itapoá. Além disso, a empresa está investindo em tecnologias ergonômicas para os equipamentos portuários, visando melhorar o bem-estar dos trabalhadores. Internamente, também estão sendo realizados experimentos para otimizar processos, como a substituição de coletores de dados por equipamentos mais simples e econômicos.
Por fim, Osmari de Castilho Ribas mencionou o uso de caminhões movidos a baterias e a presença de um terminal elétrico no local para testes na Portonave. O terminal também adquiriu equipamentos como empilhadeiras ecológicas e guindastes operados remotamente. Além disso, estão investindo em câmaras frigoríficas automatizadas e segurança cibernética para aprimorar a eficiência operacional.