sábado, 23 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Brasil Terminal Portuário (BTP), DP World, Ecoporto e Santos Brasil, em parceria com o Instituto Gremar, vão participar de um mutirão de limpeza na Praia de Paranapuã, em São Vicente, neste sábado (14). Foto: Divulgação

Porto de Santos

Terminais se unem para realizar ação no Dia Mundial da Limpeza de Praias

12 de setembro de 2024 às 13:36
Da Redação Enviar e-mail para o Autor

100 voluntários e representantes do instituto Gremar farão coleta de resíduos na Praia de Paranapuã, em São Vicente

Quatro terminais de contêineres do Porto de Santos (SP) estão unindo esforços em prol do meio ambiente em uma ação conjunta para o Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias, o World Cleanup Day. A novidade desta edição, que reúne Brasil Terminal Portuário (BTP), DP World, Ecoporto e Santos Brasil pela sexta vez, é a parceria com o Instituto Gremar. A ação acontecerá neste sábado (14), a partir das 9h, na Praia de Paranapuã, em São Vicente.

O World Cleanup Day é um movimento internacional que mobiliza milhões de voluntários em mais de 190 países e é realizado anualmente em setembro. O objetivo é conscientizar a população sobre o descarte inadequado de resíduos.

Na praia localizada no Parque Estadual Xixová-Japuí, que fica em uma área de preservação sem acesso liberado ao público, estarão reunidos 100 voluntários dos terminais e profissionais do instituto para realizar a coleta de resíduos.

Bitucas de cigarro, tampinhas de garrafas, lacres de latinhas, garrafas PET e microplásticos diversos, que causam a morte de animais e prejudicam a biodiversidade marinha, serão o foco da ação. Os participantes serão divididos em três grupos que percorrerão a faixa de areia, a área de restinga e o costão rochoso.

Além de coletar os resíduos descartados incorretamente, os voluntários farão a separação dos itens por categorias (orgânicos, recicláveis e não recicláveis), triagem, contabilização e pesagem de todos os materiais.

O Instituto Gremar – organização não governamental que atua em frentes de monitoramento ambiental e reabilitação de animais vitimizados – será responsável por toda a logística e execução da ação, incluindo o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os voluntários realizarem a coleta, bem como a destinação correta dos resíduos.

A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente ao ODS 14, que trata da conservação e uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos, visando à proteção das diversas formas de vida aquática.

Compartilhe:
TAGS