Com a nova operação, além do recebimento dos recém-chegados empurradores e barcaças, a Hidrovias do Brasil espera movimentar 8 milhões de toneladas em 2024.Crédito: Divulgação/Hidrovias do Brasil
Região Norte
Terminal da Hidrovias do Brasil no Pará é autorizado a exportar milho para a China
Porto de Vila do Conde foi o primeiro do Estado a obter permissão de embarcar o grão para o país asiático
O terminal operado pela Hidrovias do Brasil no Porto de Vila do Conde, no Pará, foi autorizado pela Administração Geral das Alfândegas da República Popular da China (GACC) e pelo Ministério da Agricultura a exportar milho para o país asiático, maior consumidor mundial da commodity.
Segundo a companhia, é a primeira autorização portuária do Estado para o embarque de milho para a China. O terminal tem capacidade para movimentar 7,2 milhões de toneladas de grãos por ano, e prevê chegar a 8 milhões até o ano que vem.
“Este é mais um movimento da companhia para aumentar ainda mais a sua competitividade no Corredor Norte e seu compromisso em seguir buscando soluções para operações cada vez mais eficientes e seguras”, diz um trecho da nota da empresa.
Em abril deste ano, a empresa venceu uma licitação realizada pela Companhia Docas do Pará (CDP), administradora do Porto de Vila do Conde, que permite o uso e exploração de uma área disponível em espelho d´água, com mais de 61 mil metros quadrados, para operações de transbordo de granel sólido vegetal e mineral.
A previsão de volume operado é de 700 mil ton/ano. O contrato é válido por quatro anos, com possibilidade de prorrogação pelo mesmo prazo.
Para a Hidrovias do Brasil, a operação é estratégica e visa incrementar a capacidade no Corredor Norte. Ela tem baixa necessidade de investimento e retorno no curto prazo, complementando as operações atuais do seu Terminal de Uso Privado (TUP) em Barcarena.
É com esta nova operação, além do recebimento dos recém-chegados empurradores e barcaças, que a empresa espera alcançar a movimentação de 8 milhões de toneladas em 2024.