Com base em dados da Gerência Comercial de Cargas de 2022, das 981 mil toneladas de frutas exportadas pelo Brasil, cerca de 127 mil passam pelo terminal de ViracoposFoto: Divulgação
Região Sudeste
Terminal de cargas de Viracopos se consolida como hub de exportação de frutas
Nas últimas semanas, três voos com aproximadamente 300 toneladas de frutas deixaram o Brasil rumo a países da Europa e África
O Terminal de Carga (Teca) do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), vem se consolidando como um hub aéreo para a exportação de frutas do país. Nas últimas semanas, três voos com aproximadamente 300 toneladas de mercadorias deixaram o Brasil rumo a países da Europa e da África.
De acordo com levantamento realizado pela Gerência Comercial de Carga, os principais países importadores das frutas originárias do Brasil em 2022 a partir de Viracopos, em peso, são: Portugal, Países Baixos, Alemanha, Reino Unido, Espanha, Estados Unidos, França, Coreia do Sul, Polônia, Luxemburgo, Bélgica e países do continente africano.
Conforme os dados obtidos pela Gerência Comercial de Cargas, em 2022, o volume de frutas exportado pelo Brasil chegou a 981 mil toneladas. Com isso, aproximadamente 13% de todas as frutas exportadas pelo Brasil passam pelo Terminal de Carga de Viracopos. Ou seja, algo em torno de 127 mil toneladas.
Nas últimas três semanas, por exemplo, foram três voos charters com 100 toneladas de frutas em cada aeronave. Dois dos voos levaram, cada um, 100 toneladas de manga para a África, na cidade de Acra, capital de Gana, localizada na costa atlântica da África Ocidental.
Entre as frutas mais exportadas pelo Brasil estão: maçã, uva, banana, mamão, manga, melancia, melão e limão. Já as frutas mais exportadas por meio do Teca de Viracopos estão manga, mamão e abacate.
Um dos agentes de cargas que utilizam Viracopos é a Fermac Cargo, que iniciou o projeto em agosto de 2013 e já realizou mais de 50 voos repletos de frutas para o exterior. A empresa foi quem realizou os três voos charter nas últimas semanas no terminal.
“São mangas produzidas no Vale do São Francisco, nas imediações das cidades de Petrolina (PE) e de Juazeiro (BA). Essas operações mais recentes são pontuais (charters), realizadas somente neste período específico do ano, para atendimento das necessidades de um mercado específico. Porém, temos embarques diários, realizados durante todo o ano, em menor quantidade e em voos regulares das companhias aéreas que operam em Viracopos”, comentou o diretor da Fermac Cargo, Luis Ferro.