O governador Tarcísio de Freitas revelou que o estado vai estimular outros governos estaduais a incentivarem a infraestrutura ferroviária e desenvolver seus próprios projetos (Foto: Governo de São Paulo)
Região Sudeste
TIC Eixo Norte abre ciclo de novos investimentos em ferrovias, diz Tarcísio
Governo de São Paulo já monitora outras ligações ferroviárias a partir da capital para diversas regiões do estado
Durante a sessão pública que definiu o consórcio C2 como vencedor do projeto do Trem Intercidades Eixo Norte, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), classificou que o leilão abre um ciclo de novos investimentos em infraestrutura ferroviária no estado.
“É um projeto emblemático porque é o primeiro, inovador. Estamos falando do primeiro trem de média velocidade do Brasil. É um projeto relevante em termos de mobilidade e, sem dúvidas, abre um ciclo de novos projetos de infraestrutura ferroviária de transporte de passageiros”, disse.
Conforme já anunciado, o Governo de São Paulo estuda novas ligações ferroviárias entre a capital paulista e outras regiões do estado. Entre os locais já indicados estão trechos em linha férrea para Sorocaba, São José dos Campos, ambos no interior, e Santos, no litoral paulista.
O primeiro deles, que está em fase mais adiantada de estudos, é o de Sorocaba.
“Se estamos fazendo o trem São Paulo-Campinas agora, por que não fazer São Paulo-Sorocaba? E nós vamos fazer. O projeto está sendo estruturado e no ano que vem vai à leilão”, comentou.
Tarcísio ainda comentou sobre o projeto de um Trem Intercidades que ligaria a capital com a região da Baixada Santista. Segundo o governador, o desafio encontrado de momento é sobre como ultrapassar a Serra do Mar.
“Estamos vendo qual o trecho de menor inclinação. Temos o trecho que sai da Zona Sul de São Paulo e chega em Itanhaém, passando por Mongaguá, encontrando com a antiga ferrovia Santos-Cajati. Estamos propondo alternativas para impulsionar o transporte ferroviário de passageiros”, afirmou.
Por fim, devido ao sucesso e interesse do capital privado para concessões, o governador revelou que o estado vai estimular outros governos estaduais a incentivarem a infraestrutura ferroviária e desenvolver seus próprios projetos.