A fábrica, que ocupará uma área de 160 mil m², tem previsão para iniciar suas operações em 2026 e será responsável pela produção de um novo veículo compacto híbrido flex (Foto: Sérgio Barzaghi/Governo de São Paulo)
Região Sudeste
Toyota lança pedra fundamental para segunda fábrica em SP
Nova planta em Sorocaba vai desenvolver veículos híbridos com tecnologias sustentáveis, visando operações já em 2026
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), participou na quinta-feira (31) do lançamento da pedra fundamental para a construção da segunda fábrica da Toyota do Brasil em Sorocaba. A expansão faz parte de um plano de investimento de R$ 11 bilhões que a montadora japonesa pretende aplicar no Brasil até 2030, impulsionado pelo programa estadual ProVeiculo Verde, que incentiva a criação de veículos menos poluentes ao liberar créditos acumulados de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços).
“Desde o início deste mandato a gente vem conversando sobre a política industrial brasileira e aproveitamento de vocação e discutindo sobre a questão da descarbonização no Brasil. Sempre tivemos a percepção de que o primeiro primeiro passo que nós tínhamos que dar era na direção do híbrido”, afirmou o governador. “A Toyota apostou nesta vocação e foi pioneira. Calendarizamos a devolução do ICMS e outras empresas seguiram os mesmos passos”, completou.
De acordo com o Governo de São Paulo, o ProVeiculo Verde permitiu a liberação de R$ 1 bilhão em créditos para a Toyota do Brasil. Com a nova planta, a montadora planeja ampliar a produção de veículos e motores e introduzir dois novos modelos híbridos flex. O projeto deverá gerar cerca de 2 mil empregos diretos e 10 mil indiretos na região.
A nova instalação, que ocupará uma área de 160 mil m², tem previsão para iniciar suas operações em 2026. A fábrica será responsável pela produção de um novo veículo compacto híbrido flex, cuja fabricação começará em 2025, além de outro modelo inédito, desenvolvido especialmente para o mercado brasileiro com a mesma tecnologia.
Seguindo o conceito Ecofactory, as fábricas da Toyota em Sorocaba integrarão tecnologias sustentáveis voltadas à descarbonização e à eficiência energética e hídrica, reduzindo também a geração de resíduos. O processo de pintura será otimizado, eliminando o uso de água na cabine e reduzindo a emissão de CO₂ em 20% com a substituição de solventes por tinta à base de água.
A nova planta contará ainda com fornecedores situados a apenas 1 km de distância, favorecendo a logística sustentável. A proximidade contribuirá para a redução da circulação de caminhões e do consumo de combustíveis, além de fortalecer o desenvolvimento local.