Nova rodovia será integrada ao Sistema Anchieta-Imigrantes, operado pela Ecovias (Foto: Divulgação)
Região Sudeste
Trajeto da 3ª pista da Imigrantes prioriza engenharia e segurança
Governo de SP e a concessionária Ecovias divulgaram o traçado da nova rodovia do Sistema Anchieta-Imigrantes
A concessionária Ecovias, responsável pela gestão do Sistema Anchieta-Imigrantes, também deu mais alguns detalhes do projeto da terceira pista da Rodovia dos Imigrantes. O traçado, segundo a empresa, foi definido com base em rigorosos critérios técnicos, alinhados aos padrões dos maiores projetos de infraestrutura do Brasil e do mundo.
Para a escolha do percurso, foram analisados três aspectos principais:
- Engenharia: Custos, prazos, métodos de construção, manutenção e interferências nas pistas existentes foram avaliados para garantir a viabilidade técnica e a eficiência do projeto.
- Ambientais e sociais: Estudos detalhados consideraram os impactos relacionados a licenças ambientais, riscos geológicos, desapropriações e possíveis interferências em áreas residenciais e industriais.
- Segurança: O projeto priorizou a segurança viária, especialmente para veículos comerciais, com soluções adequadas para descidas, operação em túneis e acessos estratégicos.
O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Parceria em Investimentos (SPI), autorizou a Ecovias a realizar os estudos em janeiro de 2024. Agora, a concessionária trabalha na elaboração do projeto funcional, que será seguido pelos projetos básico e executivo. Essas etapas detalharão as características técnicas da obra, como os métodos de construção, o prazo de execução e o custo total do empreendimento.
Simultaneamente, estão sendo realizadas ações para o licenciamento ambiental, com previsão de conclusão até o primeiro semestre de 2026.
“Essa é apenas uma fase, apesar de bastante complexa, da missão que nos foi dada pelo Governo do Estado de São Paulo, que inclui a elaboração dos projetos funcional, básico e executivo, além do processo de licenciamento ambiental”, postou Rui Klein, diretor-geral de Concessões do Grupo EcoRodovias, no LinkedIn. “O traçado da nova ligação entre o Planalto e a Baixada Santista está definido e atenderá ao tráfego de veículos comerciais com total segurança”.
Embora o custo oficial da obra não tenha sido divulgado, a estimativa inicial aponta para um investimento de até R$ 8 bilhões.