O CEO, Bayard Umbuzeiro Neto, e a diretoria de Recursos Humanos, Andrea Umbuzeiro celebram o selo. Foto: Divulgação
Portos
Transbrasa recebe Selo Pró-Clima de Descarbonização
Empresa é reconhecida pela Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos (ABDP) por suas práticas sustentáveis e redução de emissões
A Transbrasa recebeu o Selo Pró-Clima Ouro 2024, uma iniciativa da Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos (ABDP). Este selo reconhece os portos e empresas membros da Aliança que demonstram compromisso com a redução de emissões e práticas ambientais responsáveis.
A Aliança é um fórum onde portos e terminais discutem melhores práticas para desenvolver soluções para a descarbonização. A ABDP também atua para inovar em tecnologias limpas e melhorar a eficiência operacional de maneira sustentável.
“A inovação está na essência da Transbrasa, que investe continuamente em melhorias na eficiência da logística para o cliente, no bem-estar de nossos colaboradores e nas melhores práticas ambientais”, explica o CEO, Bayard Umbuzeiro Neto. “O Selo Ouro demonstra que estamos cumprindo o nosso papel de atuar de maneira efetiva para a descarbonização das atividades do nosso terminal”.
Diretora de Recursos Humanos da Transbrasa, Andrea Umbuzeiro destaca que as ações de descarbonização implementadas pela empresa resultaram na obtenção do Selo Ouro em 2024, o segundo mais alto oferecido pela ABDP.
“Nossos programas ambientais seguem em evolução e nossa meta para 2025 é chegar ao Selo Diamante, o mais alto oferecido pela Aliança, demonstrando a liderança e a inovação que são marca registrada da história da Transbrasa também na área de descarbonização”, citou.
ABDP
A ABDP é um espaço destinado à troca de experiências e de informações, com o objetivo de acelerar o processo de descarbonização dos setores portuário e aquaviário no Brasil.
Ela busca promover a colaboração dos mais diversos atores, tanto nacionais quanto internacionais, incentivando o compartilhamento de conhecimento e tecnologias e a implementação de novas ações estratégicas para a descarbonização de portos e frotas.
A entidade destaca que o setor portuário brasileiro tem a necessidade de se adequar às novas exigências globais de práticas sustentáveis, em um contexto onde a descarbonização se tornou um fator crítico para a competitividade internacional.
Os membros aplicam as tecnologias, práticas e políticas discutidas na Aliança e fornecem feedback sobre a eficácia dessas medidas.