sábado, 16 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

A primeira embarcação a receber esse novo tipo de combustível foi o navio Darcy Ribeiro, que pertence à frota da Transpetro (Crédito: Divulgação/Portos RS)

Sustentabilidade

Transpetro faz testes de desempenho do Bunker Verde no Porto do Rio Grande

Atualizado em: 12 de janeiro de 2023 às 11:31
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Ideia da Petrobras é buscar a comercialização de combustíveis de menor impacto ao meio ambiente

Na busca pela comercialização de combustíveis de menor impacto ao meio ambiente, a Petrobras desenvolveu em seu Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação (Cenpes), no Rio de Janeiro, o chamado Bunker Verde.

Bunker é o nome genérico do combustível usado na propulsão e geração de energia elétrica em navios. No entanto, a inovação está no acréscimo de 10% de biodiesel em sua composição.

A primeira embarcação a receber esse novo tipo de combustível foi o navio Darcy Ribeiro, que pertence à frota da Transpetro.

Segundo a Portos RS, o abastecimento foi realizado no dia 31 de dezembro no píer da Petrobras no Porto do Rio Grande.

O objetivo do teste é avaliar o uso do bunker com conteúdo renovável durante dois meses, além dos desafios logísticos associados ao uso do produto.

A Petrobras já comercializa exclusivamente o bunker com baixo teor de enxofre, denominado pela sigla VLSFO (Very low sulfer fuel oil).

“A fração renovável do novo combustível tem o potencial de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em relação ao bunker, quando considerado o ciclo de vida completo. O percentual estimado de redução de emissões de CO2 equivalente dessa mistura é de cerca de 7%”, informou a Petrobras em comunicado.

De acordo com o gerente da Transpetro, Cristiano Godoi Maia, a partir de agora deverão ser avaliados itens como desempenho dos motores e eficiência da queima para que o combustível possa começar a ser comercializado em larga escala.

No momento, informações obtidas pela Petrobras apontam que os resultados do teste no navio são considerados bastante positivos.

Além de fornecer bunker para as embarcações que operam no Porto de Rio Grande, a Transpetro também disponibiliza para aquelas que estão navegando na costa e acabam optando pelo abastecimento no município.

Compartilhe:
TAGS Bunker combustível meio ambiente petrobras