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Transporte aquaviário entre os aeroportos Santos Dumont e Galeão será decidido em leilão
Transporte aquaviário
A Prefeitura do Rio de Janeiro fará um leilão no próximo dia 5, para conceder o novo serviço de transporte aquaviário entre os aeroportos Santos Dumont e do Galeão. A ideia é garantir uma opção de transporte rápido e prático, reduzindo o uso das vias terrestres. Já há ao menos três grupos interessados.
Autorização
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou a empresa Levu Air Cargo, de Campinas (SP), a iniciar o transporte aéreo de cargas. O aval consta de portaria publicada no Diário Oficial da União do último dia 7. A companhia recebeu seu Certificado de Operador Aéreo (COA) e agora poderá operar comercialmente com voos cargueiros, utilizando seus jatos Airbus A321PCF. Ainda não foi definida a data de estreia dessas atividades, mas a Levu será a primeira a operar um Airbus cargueiro da linha A320 no Brasil. O uso desse tipo de aeronave já está nos planos da Azul Cargo.
TAP à venda 1
O governo de Portugal pretende retomar o processo de venda da companhia áerea TAP no próximo ano. Há mais de uma dúzia de empresas interessadas. O governo anterior do Partido Socialista aprovou a privatização de ao menos 51% da TAP em setembro de 2023, mas a venda não avançou porque Portugal realizou eleições antecipadas em março, vencidas por uma aliança de centro-direita.
TAP à venda 2
De acordo com o ministro da Infraestrutura de Portugal, Miguel Luz, “vamos iniciar o processo de privatização da empresa em 2025 e, para isso, ouvimos todas as partes interessadas”. E completou: “seja qual for o modelo final de privatização, a marca TAP e seu ‘hub’ de Lisboa serão mantidos e as rotas estratégicas para a diáspora portuguesa (Brasil, Angola, Moçambique e Estados Unidos) não serão reduzidas”.
TAP à venda 3
Já foram realizadas reuniões entre o governo português e representantes da Air France-KLM, da Lufthansa e da British Airways sobre a venda.
Argentina
Outra tradicional companhia aérea que será privatizada é a Aerolíneas Argentinas, como informou a Casa Rosada na última semana, reforçando sua visão de retirar o Estado da posição de empresário. De acordo com Franco Mogetta, secretário nacional de Transportes, a decisão cabe somente ao Governo, não sendo necessária uma consulta aos sindicatos.