domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

O TUP interior Granel Química Ladário, no Mato Grosso, movimentou 660 mil toneladas no trimestre, um aumento de 240% em comparação ao mesmo período de 2022Crédito: Divulgação/Granel Química

Nacional

Transporte interior apresenta balanço positivo no primeiro trimestre

Atualizado em: 13 de maio de 2023 às 12:00
Marília Sena Enviar e-mail para o Autor

Levantamento divulgado pela Antaq mostra que foram transportadas 9,3 milhões de toneladas de janeiro a março de 2023

O transporte interior apresentou um balanço positivo no primeiro trimestre do ano. Segundo dados disponibilizados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), um levantamento dos terminais interiores nacionais mostra que foram transportadas 9,3 milhões de toneladas de janeiro a março de 2023.

O número representa um aumento de 4,12% em comparação com o mesmo trimestre de 2022. O minério de ferro apontou o maior crescimento percentual entre os três meses, com 1,36 milhões de toneladas transportadas entre os portos interiores. Um aumento de 56,36% em comparação com o período de 2022.

O Porto de Porto Velho, em Rondônia, está entre os principais destaques, transportando 448 mil toneladas no período, com um crescimento de 121,1%. As regiões hidrográficas do Paraguai e Atlântico Sul transportaram 1,57 milhões e 1,2 milhões de toneladas, respectivamente, um aumento de 81% e 10% frente a 2022.

As regiões hidrográficas Amazônica e Tocantins-Araguaia registraram 6,44 milhões de toneladas transportadas (-2,2%) e 1,96 milhões de toneladas transportadas (-20,6%), respectivamente.

O Terminal de Uso Privado (TUP) interior que ganhou destaque no trimestre foi o Granel Química Ladário Ltda, no Mato Grosso, com 660 mil toneladas movimentadas, representando um aumento de 240% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Com variação positiva de 17,6%, a instalação portuária que mais movimentou cargas nos três meses foi o Terminal Hidrovias do Brasil Miritituba (PA), registrando 1,4 milhões de toneladas das cargas movimentadas nos terminais interiores neste período.

Na última quarta-feira (10), a Antaq publicou um levantamento positivo do setor portuário no primeiro trimestre. O diretor-geral da agência reguladora, Eduardo Nery, destacou que os números trazem esperanças para o setor. “A expectativa é de que os próximos resultados durante este ano sejam positivos também. Foi um trimestre muito bom, trouxe ânimo para o setor e é fruto de muito trabalho”, disse.

Compartilhe:
TAGS Agência Nacional de Transportes Aquaviários Eduardo Nery Porto de Porto Velho regiões hidrográficas Amazônica