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Objetivo é definir as principais ações para o desenvolvimento do sistema nacional de transportes ao longo da próxima década. Foto: Divulgação

Rodovias

Transportes recebe sugestões para os Planos Setoriais Ferroviário e Rodoviário

9 de maio de 2024 às 17:47
Júnior Batista Enviar e-mail para o Autor

Diretrizes de investimentos no setor vão definir ações para o Plano Nacional de Logística (PNL) de 2035

O Ministério dos Transportes recebe, até dia 22 de junho, sugestões através de consulta pública para os Planos Setoriais Ferroviário e Rodoviário. Qualquer cidadão pode dar sugestões através da plataforma Participa + Brasil (https://www.gov.br/participamaisbrasil/pstf).

Segundo o secretário-executivo da pasta, George Santoro, foram feitas mudanças na metodologia de recebimento das opiniões para aperfeiçoar técnica e estatisticamente as proposições públicas.

“Tem muita coisa para melhorar e vamos fazer esses ajustes com contribuições tanto da sociedade civil organizada quanto acadêmicas”, detalhou o secretário-executivo.

A audiência de lançamento, em Brasília, recebeu também representantes da Infra S.A., entidades como Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Cargas (ANUT), da Associação Nacional dos Transportes Ferroviários (ANTF), Associação Brasileira de Logística (ABRALOG), Universidade de Brasília (UnB), Tribunal de Contas da União (TCU), entre outras.

Ainda segundo George Santoro, o ministério também se coloca à disposição para realizar debates com mais setores. E ressalta que a tendência é ter um trabalho cada vez mais sólido com a coleta de informações. “Vamos começar a desenvolver uma cultura de dados e em breve teremos uma portaria para normatizar isso. É preciso ter uma visão de longo prazo, ter discussões por regiões do país e ouvir empresários do setor produtivo, não só de logística, para tomarmos decisões de investimento para daqui a 30 anos”, acrescentou.

Planejamento a longo prazo

Os Planos Setoriais Ferroviário e Rodoviário têm como objetivo definir as principais ações para o desenvolvimento do sistema nacional de transportes ao longo da próxima década, e integram o Plano Nacional de Logística (PNL) de 2035. A previsão é concluir a etapa de planejamento do PNL até outubro deste ano.

O espaço de diálogo amplo reforça o compromisso do Ministério dos Transportes com a transparência, ouvindo e dando espaço para a população apontar suas prioridades na formulação de políticas públicas. Além dos 45 dias disponíveis para envio de sugestões, a Subsecretaria de Fomento e Planejamento também está aberta para esclarecer dúvidas através do e-mail participação.planejamento@transportes.gov.br.

Visita

Na segunda-feira, o Ministério dos Transportes recebeu uma comitiva italiana para discutir oportunidades de investimento no setor ferroviário. Participaram representantes de governos, empresas públicas, instituições financeiras e empresários da Itália, com o objetivo de conhecer as políticas públicas e iniciativas em andamento para o desenvolvimento ferroviário no Brasil.

O secretário nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro, destacou o compromisso do Governo Federal com o desenvolvimento ferroviário nacional e reforçou a importância da colaboração entre o Executivo e o setor privado para o avanço dos empreendimentos. “Esse encontro foi fundamental para mostrarmos o potencial do Brasil nas ferrovias. A cooperação entre os dois países pode contribuir para a modernização da infraestrutura ferroviária brasileira e para a implementação de projetos que impulsionem o crescimento da economia”, afirmou Ribeiro.

A delegação italiana teve a oportunidade de conhecer os detalhes do Novo PAC, que prevê investimentos de R$ 94 bilhões em ferrovias. Entre os principais projetos incluídos no programa, destacam-se as obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), fundamentais à conexão do centro do Brasil aos portos nacionais.

O representante do Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional da Itália, Carlo Romeo, salientou o interesse do país europeu em fortalecer a parceria com o Brasil no setor ferroviário. “Queremos que seja vantajoso para vocês e vantajoso para nossas empresas. O Brasil é obviamente a nossa primeira parada, uma das principais. Porque o Brasil é um país ao qual estamos ligados por décadas e décadas de amizade e laços históricos”, concluiu Romeo.

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