![](https://portalbenews.com.br/wp-content/uploads/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-12-at-10.21.13-1024x576-1-e1739375415477.jpeg)
Com a chegada da nova embarcação, a travessia passa a contar com três embarcações do tipo “ferry-boat” em operação, que transporta passageiros e veículos. Divulgação/Gov SP
Região Sudeste
Travessia entre Bertioga e Guarujá ganha nova balsa
Embarcação Rainha dos Valadares com capacidade para 27 veículos e 100 passageiros reforça o sistema de travessias
A travessia entre os municípios de Bertioga e Guarujá, no litoral de São Paulo, recebeu nesta quarta-feira (12) um reforço com a entrega da embarcação Rainha dos Valadares. Com capacidade para transportar 27 veículos e 100 passageiros, a embarcação foi alugada e integra o mesmo padrão das embarcações atualmente em uso nessa travessia.
Com a chegada da nova embarcação, a travessia passa a contar com três embarcações do tipo “ferry-boat” em operação, que transporta passageiros e veículos. As outras em operação são a FB-MF09, com capacidade para 25 veículos e 165 passageiros, e a FB-MF25, que transporta até 32 veículos e 171 passageiros. Com isso, a capacidade total do sistema agora é de 84 veículos e 436 passageiros simultaneamente.
Segundo o subsecretário de Logística e Transportes do Estado de São Paulo, Denis Gerage Amorim, a chegada da nova embarcação representa um importante reforço para a travessia. “Nosso compromisso é garantir mais segurança e eficiência no transporte dos usuários, especialmente em períodos de alta demanda. Com essa ampliação da frota, conseguimos melhorar o fluxo e proporcionar um serviço mais ágil e confortável para motoristas e pedestres”, destacou.
A operação permanece atenta às demandas sazonais, ajustando a frota conforme necessário e buscando a melhoria contínua dos serviços prestados à comunidade.
Operação Verão 2024-2025
A Operação Verão 2024-2025 já está em vigor nas travessias litorâneas paulistas, com o aumento da capacidade operacional para oferecer maior eficiência e qualidade no transporte, elemento fundamental para a mobilidade na região durante o período de alta temporada.
Iniciada em 15 de dezembro de 2023, a operação especial estará em vigor até 10 de março, abrangendo todo o Carnaval, que neste ano será celebrado no início do próximo mês. O prazo ampliado, quase um mês a mais do que na edição anterior, tem como objetivo agilizar as travessias, atender ao aumento expressivo de veículos e reduzir os tempos de espera.