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As análises dos trilhos são desenvolvidas no Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Universidade Federal do CearáCrédito: Divulgação/UFC

Região Nordeste

Trilhos usados para construção da Transnordestina passam por análise em universidade

Atualizado em: 27 de maio de 2023 às 11:40
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

Resultados devem sair até o fim do ano com o objetivo de verificar se o material utilizado cumpre os requisitos normativos

Os trilhos usados na maior obra linear em execução no Brasil, a ferrovia Transnordestina, conta com a parceria da Universidade Federal do Ceará (UFC) em estudos que avaliam os trilhos usados na linha férrea.

As análises são desenvolvidas no Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (DEMM) com o objetivo de verificar se os trilhos utilizados cumprem os requisitos normativos, além de avaliar a qualidade das soldas em seus processos de solda elétrica e solda aluminotérmica.

De acordo com Mauro Cerra Florez, docente do DEMM e coordenador das pesquisas, a ideia é “evitar possíveis futuros problemas no desempenho do trilho, devido a modificações microestruturais que irão fragilizar o aço”.

Atualmente, cinco estudantes de graduação estão desenvolvendo trabalhos de conclusão de curso sobre o assunto e deverão apresentá-los ainda neste ano.

A parceria, que começou no ano passado, abrange ensino, pesquisa e extensão, com a realização de investigações e trabalhos acadêmicos na área de caracterização e avaliação de propriedades mecânicas dos trilhos utilizados na construção da linha férrea.

As análises envolvem pesquisadores dos Laboratórios de Ensaios Mecânicos (LEM), de Caracterização de Materiais (LACAM) e de Pesquisa em Corrosão (LPC).

O professor Mauro Florez explica que os trilhos utilizados para a construção da ferrovia são de aço Vignole tipo UIC60, cujas dimensões e características são especificadas pelas normas da American Railway Engineering and Maintenance-of-Way Association (AREMA) e da International Union of Railways (UIC).

“Como esses trilhos são importados de vários fabricantes, é preciso realizar testes de acordo com a diretriz da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para verificar se os produtos adquiridos seguem os requisitos estabelecidos pelas normas vigentes”, aponta.

Os pesquisadores do DEMM realizam três tipos de ensaios com os trilhos: os ensaios de caracterização microestrutural, onde são analisadas a metalografia e a difração de raios x (análise de fases, análise química etc.); os ensaios mecânicos, quando os pesquisadores observam aspectos como tração, flexão estática e dureza; e os ensaios não destrutivos, nos quais são observadas as tensões residuais.

A ferrovia

O projeto da Transnordestina prevê a construção de 1.282 km de trilhos, ligando o município de Eliseu Martins, no Piauí, até o Porto do Pecém, no Ceará. O objetivo com a ferrovia é transformar a região em polo exportador de minério de ferro e conectar, por trilhos, o sertão e o mar.

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TAGS construção da Transnordestina Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais Laboratórios de Ensaios Mecânicos maior obra linear