Na última semana, Anderson Pomini se reuniu com o ministro Silvio Costa Filho e do secretário Alex Avila em Brasília (Foto: Divulgação/MPor)
Nacional
Túnel Santos-Guarujá não terá participação de recursos do Governo de São Paulo
Ministério de Portos e Autoridade Portuária atualizaram o cronograma do futuro empreendimento
O Ministério de Portos e Aeroportos, em conjunto com a Autoridade Portuária de Santos (APS), definiu o cronograma para a construção do túnel submerso Santos-Guarujá, que vai ligar as duas margens do Porto de Santos. A novidade, é de que o Governo Federal decidiu que o Governo de São Paulo não vai participar com aporte para o financiamento do empreendimento. As informações foram publicadas inicialmente pela CNN Brasil.
Conforme previsto e já anunciado, a modelagem de construção do túnel se dará a partir de uma parceria público-privada (PPP), cujo leilão está previsto para acontecer ainda este ano. As obras deverão começar, segundo o cronograma, em 2025.
Segundo informações apuradas pelo BE News, a expectativa do Governo Federal é de que o anúncio do cronograma fosse feito no dia 2 de fevereiro, data de aniversário de 132 anos do Porto de Santos, em que é esperado a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na solenidade.
De acordo com o novo cronograma, a publicação do edital da obra está programa para 1º de setembro, enquanto que o leilão do túnel está previsto para 20 de novembro, feriado nacional da Consciência Negra.