Segundo Pomini, a contratação da empresa vencedora da licitação e a ordem de serviço para início das obras estão programadas para o segundo semestre do ano que vem (Foto: Cássio Lyra/BE News)
Porto de Santos
Túnel Santos-Guarujá: obras estão previstas para o 2º semestre de 2025
Presidente do Porto de Santos atualizou cronograma em sessão pública na Câmara Municipal
A Câmara Municipal de Santos, no litoral de São Paulo, realizou na quarta-feira (3) uma audiência pública para debater a construção do túnel submerso Santos-Guarujá, que vai ligar os dois municípios que abrigam o Porto de Santos, o maior complexo portuário do país.
Em sua participação na sessão pública, o presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, divulgou o cronograma do empreendimento, cujo início das obras está previsto para o segundo semestre de 2025.
Segundo o presidente do complexo portuário santista, o andamento da obra segue o cronograma previsto. Em abril, foram realizadas três audiências públicas sobre o empreendimento. Ainda neste ano, o projeto passará por uma nova sessão pública, que debaterá os impactos ambientais.
“Ao final deste ano, entre novembro e dezembro, teremos uma audiência pública para analisarmos os impactos ambientais. É uma obra complexa, que prevê um canteiro de obras na margem esquerda, onde certamente haverá impactos no meio ambiente e a audiência vai então discutir quais serão eles”, explicou Pomini.
De acordo com o presidente do Porto de Santos, a contratação da empresa vencedora da licitação e a ordem de serviço para início das obras estão programadas para o segundo semestre do ano que vem.
“Vamos reunir todos os estudos, incluindo das três audiências públicas que realizamos, pegamos uma minuta e encaminhamos aos órgãos de controle para analisar o formato de contratação proposta para a PPP (parceria público-privada), econômico e jurídico, para o Tribunal de Contas da União e Tribunal de Contas do Estado”, comentou.
A obra do túnel imerso é considerada a maior obra de infraestrutura do atual Governo Federal. A obra está orçada em R$ 6 bilhões, onde serão aportados 3 bilhões pela União e outros 3 bi pelo Governo do Estado.
Desapropriações
Durante a sessão pública, presidida pelo vereador Bruno Orlandi (PSD) houve a preocupação por parte de moradores do bairro do Macuco, em Santos, em que um dos traçados do projeto prevê centenas de desapropriações. O projeto corresponde ao elaborado pela antiga estatal Dersa.
Atualmente, os moradores e a própria Prefeitura são favoráveis ao projeto que prevê zero ou o mínimo de desapropriações possível para o túnel.
“Não só vereadores, mas a cidade, somos a favor do projeto que não traz desapropriação. É uma das bandeiras que defendemos e vamos nos colocar na defesa de que haja o túnel, mas sem essas desapropriações, mantendo a dignidade das pessoas e moradores”, destacou Orlandi.