O Porto de La Goulette é o principal do país do Norte da África voltado para o transporte de passageiros. O complexo fica na costa do Golfo de Túnis e na entrada do lago de Túnis (Foto: Reprodução)
Brasil Export
Tunísia é o destino africano da missão internacional do Brasil Export
Comitiva formada por empresários e autoridades do setor portuário e de infraestrutura passará pelo Porto de La Goulette
A Tunísia está na rota da missão internacional 2024 do Grupo Brasil Export no Mar Mediterrâneo. O evento acontece entre os dias 3 e 11 de novembro, e a comitiva formada por empresários e autoridades do setor portuário e de infraestrutura passará por La Goulette na quinta-feira (7).
O Porto de La Goulette é o principal do país localizado no norte do continente africano voltado para o transporte de passageiros. O complexo fica na costa do Golfo de Túnis e na entrada do lago de Túnis em frente ao porto comercial de Radès, a cerca de 12 km de Túnis, capital da Tunísia.
O porto está ligado à rede ferroviária por meio da linha TGM (Tunis-Goulette-Marsa), que conecta o centro da cidade aos subúrbios do norte.
A administradora dos portos de La Goulette e Radès é uma empresa pública: o Escritório da Marinha Marchante e dos Portos (OMMP, da sigla em francês). O Porto de Radès concentra mais de 80% do tráfego de contêineres na Tunísia.
Túnis é a principal porta de entrada de turismo na Tunísia, seja por meio do transporte aéreo, de cruzeiros marítimos ou balsas que partem de Palermo, na Itália. A capital é a cidade mais populosa do país africano reúne muitas atrações, incluindo uma arquitetura diversificada com mais de 1.300 anos de história.
Túnis também é a sede do comando político (instituições do poder central, presidência, assembleia, ministérios e administrações centrais) e das atividades culturais. Seu peso econômico também é muito importante, pois a cidade é o principal centro econômico e industrial do país.
Assim como no Brasil, a agricultura é um setor econômico de grande relevância na Tunísia, sendo responsável por cerca de 10% do PIB nacional e geradora de 11% a 15% dos empregos formais, segundo dados divulgados pelo Itamaraty em 2022. Os principais produtos agrícolas produzidos no país africano são cereais (trigo e cevada), azeitonas, tâmaras, frutas cítricas, carnes vermelhas e brancas.
Confira a programação da missão na Tunísia:
QUINTA | 7 – La Goulette | Tunísia
09h00 – Início do desembarque no Porto de La Goulette
09h30 – Encontro empresarial no terminal de passageiros e na administração comercial do Porto de La Goulette
11h30 – Retorno ao navio
12h00 – Almoço no navio
14h00 – Fórum Missão Internacional 2024 | bloco 1
“Integração, investimentos e desenvolvimento de novos negócios em infraestrutura”
L’insolito Lounge| deck 7 Sublime
17h30 – Encerramento
19h00 – Warm-up | Networking
20h15 – Jantar | Restaurante no navio