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A expectativa é que o novo empurrador elétrico evite a emissão de até 2.168 toneladas de CO2 ao ano Crédito: Divulgação/Hidrovias do Brasil

Região Norte

TUP do Pará terá primeiro empurrador elétrico de barcaças do mundo

Atualizado em: 7 de novembro de 2022 às 12:55
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

Equipamento, da Hidrovias do Brasil, utiliza bateria para reduzir emissões de CO2 

O primeiro empurrador elétrico de manobras do mundo, construído no estaleiro Belov, na Bahia, a pedido da Hidrovias do Brasil, foi lançado em água no final do último mês. Nomeado de HB Poraquê, o equipamento vai operar no transporte de barcaças no Terminal de Uso Privado (TUP) da companhia em Barcarena (PA).

O projeto conta com uma tecnologia inédita na navegação interior: o modelo tem um sistema de energia híbrido. Conta com baterias elétricas que podem alimentar seu sistema de propulsão, substituindo o uso do diesel marítimo e, consequentemente, reduzindo a emissão de CO2, o conhecido gás carbônico, e diminuindo o impacto ambiental do modal hidroviário. 

A expectativa é que o novo empurrador elétrico evite a emissão de até 2.168 toneladas de CO2 ao ano, o equivalente ao consumo de 472 automóveis, além de contribuir para a migração da matriz energética para uma opção de energia mais limpa. 

A parceria entre a Hidrovias do Brasil e o estaleiro baiano foi assinada em abril do ano passado e contempla a construção de duas unidades de empurradores de manobra elétricos. A previsão é que o segundo seja entregue ainda neste ano. 

O setor de Inovação e Engenharia do Belov explicou que os estudos para a construção do primeiro empurrador elétrico do mundo começaram em 2018 e foram finalizados em 2020. E detalhou que esses modelos foram escolhidos para o projeto piloto pois essas embarcações são de uso contínuo, ou seja, ficam ligadas por muito tempo, emitem mais gases poluentes e atuam sempre próximos a portos e à população. Neste cenário, o benefício do uso de uma fonte de energia mais limpa se amplia.

“A companhia vem investindo em inovação e estuda alternativas com menor impacto ambiental para aumentar sua frota, com o objetivo de garantir o crescimento por meio de uma plataforma sustentável, em linha com as melhores práticas da comunidade internacional”, disse Fabio Schettino, CEO da Hidrovias do Brasil, quando a parceria foi anunciada.

A escolha de construir as duas embarcações no Brasil ainda impulsiona o setor de construção naval nacional.

O estaleiro Belov foi também o responsável pela construção dos primeiros barcos com propulsão do tipo hidrojato do mundo. O trabalho da empresa engloba a concepção e a construção de portos para grandes navios, obras de recuperação estrutural (inclusive submersas), atividades subaquáticas de inspeções, serviços de mergulho, solda submarina, construções subaquáticas complexas, engenharia e serviços offshore diversos, de ROV e de hidrografia.

Já a Hidrovias do Brasil é uma empresa de logística integrada que atua no Corredor Logístico Norte (Miritituba-Barcarena, Pará), realizando a logística para o transporte e o escoamento de grãos da região Centro-Oeste do Brasil, além da operação de cabotagem para transporte de minérios. No Corredor Logístico Sul, a empresa opera por meio da Hidrovia Paraguai-Paraná, onde movimenta cargas diversas, como commodities agrícolas, minérios, fertilizantes, celulose, entre outras. 

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