O Super Terminais inaugurou um porto na cidade de Itacoatiara, a cerca de 200 km de Manaus, destinado ao transbordo de contêineres durante os meses de setembro a dezembro, ou até que o nível do rio Amazonas se normalize. Foto: Super Terminais/Divulgação
Região Norte
TUPs fazem “operações de guerra” para enfrentar seca no Norte
Píeres flutuantes devem ajudar a enfrentar problemas neste ano, principalmente na Zona Franca de Manaus
A seca histórica que atingiu a região Norte em 2023 – e que deve ser ainda pior neste ano, segundo estudos – fez com que terminais privados começassem uma verdadeira “operação de guerra” para mitigar os impactos na navegação e no transporte de cargas da região.
Dois terminais privados (TUPs) estão se preparando com projetos pioneiros de píeres flutuantes para abastecer suas operações na capital amazonense: o Super Terminais e o Chibatão. Este, inclusive, será um dos assuntos debatidos durante o Norte Export 2024, que acontece nesta segunda e terça-feira (22 e 23), em Palmas, no Tocantins.
O fórum, organizado pelo Grupo Brasil Export, é crucial para discutir temas vitais sobre logística, infraestrutura e transportes na região Norte do Brasil. A cobertura oficial é feita pela Rede BE News.
O Super Terminais inaugurou um porto na cidade de Itacoatiara, a cerca de 200 km de Manaus, destinado ao transbordo de contêineres durante os meses de setembro a dezembro, ou até que o nível do rio Amazonas se normalize. A Operação Itacoatiara é uma resposta à seca de 2023. O projeto é assinado pelo engenheiro naval Heitor Augusto de Souza Lima, da PGE.
A estrutura da operação conta com um píer flutuante de 240 metros de comprimento e 24 metros de largura, posicionado a 100 metros da margem do rio, com uma profundidade de 34 metros de calado. Isso permitirá a recepção de todos os tipos e tamanhos de navios atualmente operados pelo Super Terminais.
A operação funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana, dividida em três turnos, utilizando três guindastes com 64 metros de lança, alimentados por quatro geradores de 500 Kva (voltamperes) cada, sendo um deles de backup.
Segundo o diretor da Super Terminais, Marcello Di Gregorio, a Operação Itacoatiara é crucial para evitar a repetição dos problemas enfrentados em 2023, quando a seca severa interrompeu a navegação e impactou negativamente a Zona Franca de Manaus. Ele destaca que a operação é uma resposta preventiva planejada com um comitê de crise, envolvendo operações, manutenção, engenharia naval, armadores e clientes.
“Estamos investindo aproximadamente R$ 40 milhões nessa operação para garantir a mobilização de equipamentos e capital humano para Itacoatiara. A expectativa é que o governo federal realize a dragagem necessária no rio Amazonas, mas estamos preparados para atuar caso isso não ocorra”, afirma Di Gregorio. A operação prevê a participação de 80 funcionários e a utilização de três rebocadores de apoio.
Píer flutuante
O grupo Chibatão tem realizado simulações também para um píer flutuante. O projeto, iniciado em março, foi aprovado pela Marinha do Brasil em maio e conta com a supervisão de diversas autoridades, incluindo Ipaam, Dnit e Antaq.
O píer provisório de Itacoatiara permitirá o transbordo de contêineres de navios para balsas. Com uma profundidade de 15 metros na seca, o píer será ancorado com poitas (âncoras) de 55 toneladas. A operação visa reduzir o calado dos navios para que possam continuar até Manaus dependendo do sucesso da dragagem das áreas críticas.
Caso a profundidade não seja suficiente, toda a carga será transferida para balsas, que seguirão até Manaus, garantindo a continuidade das operações logísticas na região.
Importância
Manaus é o segundo maior pólo produtivo de eletrônicos do mundo, produzindo 100% dos aparelhos de ar condicionado e televisores vendidos no Brasil. Além disso, a região abriga grandes marcas como Samsung, LG e Yamaha. Em 2022, a indústria amazonense gerou uma receita de 177 bilhões de reais, mas esse valor foi reduzido para 146 bilhões em 2023 devido à seca.
“A continuidade das operações logísticas é vital para a economia local e nacional. A Operação Itacoatiara garante que os produtos fabricados em Manaus continuem sendo distribuídos por todo o Brasil, evitando prejuízos como os ocorridos no ano passado”, conclui Di Gregorio.
Confira a programação do Norte Export 2024
22 de Julho
Manhã:
7h45: Saída do veículo oficial do Girassol Plaza Hotel
8h30: Recepção e Visita ao Terminal Multimodal da VLI
10h30: Recepção e visita ao terminal de granéis líquidos da Norship/Granel Química
12h30: Almoço oficial
Tarde e noite
14h30: Credenciamento e início da transmissão pela TV BE News
15h00: Palavras de Boas-Vindas do presidente do Conselho Nacional do Brasil Export, José Roberto Campos, do presidente do Conselho do Norte Export, Sergio Aquino, e do Coordenador Científico do Conselho Jurídico do Brasil Export, desembargador Celso Peel
15h15: InfraJur: Encontro de Direito de Logística, Infraestrutura e Transportes
Palestra especial: Jhonathan de Jesus, Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU)
Presença confirmada: André Luiz Matos, Presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE) do Tocantins
17h00: Coffee break
17h30: Painel 1: Desenvolvimento das conexões do transporte aquaviário na região Norte e boas iniciativas com ganho de eficiência nas operações portuárias
Moderação: Leopoldo Figueiredo, Diretor-Geral da Rede BE News
Debatedores:
– Dino Batista, Secretário Nacional de Hidrovias e Navegação do Ministério de Portos e Aeroportos
– Wilson Lima Filho, Diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ)
– Renato Freitas, Superintendente da Transglobal
– Sergio Aquino, Presidente da Federação Nacional das Operações Portuárias (FENOP)
18h30: Sessão solene de abertura com autoridades convidadas
Presença de:
– Fabricio Julião, CEO do Grupo Brasil Export
– Silvio Costa Filho, Ministro de Portos e Aeroportos
– Wanderlei Barbosa, Governador do Tocantins
– Ricardo Ayres, Deputado Federal
– Sidney Leite, Deputado Federal
– Eduardo Nery, Diretor-Geral da ANTAQ
– Felipe Queiroz, Diretor da ANTT
– Rodrigo Agostinho, Presidente do IBAMA
– Fabricio de Oliveira Galvão, Diretor-Geral do DNIT
– Luciano Cesar Casaroti, Procurador-Geral de Justiça do Estado do Tocantins
– Tomé Franca, Secretário Nacional de Aviação Civil do Ministério de Portos e Aeroportos
– José Roberto Campos, Presidente do Conselho Nacional do Brasil Export
– Gilmara Temóteo, Diretora-Executiva da ABEPH e Presidente do Conselho Feminino do Brasil Export
– Sergio Aquino, Presidente da FENOP e do Conselho do Norte Export
– Fernanda Araújo, Presidente do Conselho do Tocantins Export
E demais autoridades presentes
20h30: Jantar de Abertura para os inscritos
Oferecimento: VLI
23h30: Retorno do veículo oficial para o Girassol Plaza Hotel
23 de Julho
9h00: Credenciamento e início da transmissão pela TV BE News
9h30: Palestra de Abertura: Luiz Lessa, Presidente do Banco da Amazônia
10h00: Painel 2: Desenvolvimento de novos negócios e a criação de corredores logísticos inteligentes
Moderação: Leopoldo Figueiredo, Diretor-Geral da Rede BE News
Debatedores:
– Carlos Humberto Lima, Secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins
– Edson Souki, Presidente da Granel Química do Brasil
– Helano Gomes, Vice-Presidente Executivo da Ultracargo
– Manoel Ferreira, Sócio da Dix Aeroportos e da Agemar Transportes e Empreendimentos
– Alankardek Ferreira Moreira, Diretor de Relações Institucionais da Energisa Tocantins
11h00: Coffee break
11h30: Painel 3: Descarbonização no setor de transportes e incentivos ao desenvolvimento sustentável da infraestrutura na região Norte
Moderação: Leopoldo Figueiredo, Diretor-Geral da Rede BE News
Debatedores:
– Felipe Queiroz, Diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres
– Anderson Abreu, Gerente Geral de Relações Institucionais da VLI
– Davi Barreto, Presidente da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF)
– Raissa Neves, QHSSE Coordinator da Jan De Nul Group
13h00: Almoço de Encerramento
Oferecimento: Ultracargo