sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Rafael Fuschella enfatizou que a grande orientação, visando o tema de inovações e tecnologias no setor, é que as ideias e as iniciativas sejam realizadas com um propósito (Foto: Divulgação/Grupo Brasil Export)

Inova Export

Ultracargo redefine operações com IA para liderar o futuro da armazenagem  

Atualizado em: 25 de setembro de 2024 às 8:16
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Empresa adota inteligência artificial para aprimorar gestão de terminais, aumentar segurança e garantir que a inovação esteja alinhada às prioridades dos clientes

A Ultracargo, considerada a maior empresa brasileira de armazenagem de granéis líquidos com terminais localizados em diversas regiões do Brasil, está usando de inovações e IA (inteligência artificial) para otimização das suas operações e seus serviços. O gerente de TI (tecnologia da informação) da empresa, Rafael Fuschella, detalhou algumas das principais ações no segmento durante participação no Inova Export, evento realizado dentro da programação do Sudeste Export, em São Paulo.

Fuschella aponta que o uso de inteligência artificial está no hype entre as diversas empresas brasileiras dos mais variados segmentos e setores. Para o caso da Ultracargo, ele acredita que a IA é vista como uma grande oportunidade.

Além disso, ele acredita que a inteligência é implementada para complementar o trabalho do humano, não substituí-los.

“Eu não acredito que a inteligência artificial vai fazer essa disrupção acabar com os cargos, quando na verdade ela vai complementar e entregar um valor muito grande. Vejo o uso de inteligência com grande potencial na otimização dos nossos ativos, então, com certeza, vai ajudar a descobrir onde atuar de forma mais otimizada”, declarou.

De acordo com Fuschella, a empresa já possui algumas iniciativas relacionadas ao tema.

“A gente tem um sistema de gestão de terminal, que é integrado às plantas, onde conseguimos uma troca de informação com o terminal, comunicando com o radar dos tanques, posição de estoque. Além disso, conseguimos garantir a segurança no carregamento dos caminhões e limpeza de tanques usando equipamentos. Essas tecnologias que avançam nas operações trazem muita segurança pois evitamos que as pessoas estejam em alto risco, fazendo uma operação muito mais produtiva”, comentou.

Com 57 anos de atuação no mercado, Fuschella afirmou que a Ultracargo tem importantes desafios pela frente no que se diz respeito à inovação dentro da estruturação da empresa.

“O grande ponto é, de fato, estruturar. A gente não trabalha com a inovação desorganizada. Estamos organizados em três grandes pilares, que são: comitê de inovação da Ultracargo, em que é discutido todas as inovações. A questão cultural, então dentro das metas individuais todo mundo tem um pouco de inovação. E por fim uma questão de integração e de participação do ecossistema”, explicou.

O gerente da Ultracargo encerrou sua participação no painel enfatizando que a grande orientação, visando o tema de inovações e tecnologias no setor, é que as ideias e as iniciativas sejam realizadas com um propósito.

“A gente observa muitos projetos que são investidos milhões, mas que não dão resultado. O propósito é entender os nossos negócios, entender as prioridades dos clientes. A gente tem conectado com o ecossistema e conectado com a tecnologia, assim conseguimos entregar o valor e fazer inovação com bom resultado”, completou.

IA em Autoridade Portuária

O gerente de TI da Vports, Autoridade Portuária privada que administra os Portos do Espírito Santo, David Neto, afirmou que a companhia pretende apresentar nos próximos anos investimentos e projetos voltados para inteligência artificial, com o objetivo de otimizar a infraestrutura portuária.

“Para o nosso negócio, a questão da inteligência artificial é algo muito importante, visando automatizar processos, contar com uma tecnologia nesse ponto onde se consiga encurtar caminhos. Isso é algo que estamos desenvolvendo internamente. Está em nosso roadmap para os próximos anos investimentos, projetos, focando sempre em boa performance no bem estar portuário. Queremos possibilitar aos nossos arrendatários uma infraestrutura de alta performance, facilitando o trabalho deles como operadores portuários”, explicou o executivo.

O painel teve moderação de Roberto Teijeira Claro, head de Portos e Logística da ModalGR.

O Sudeste Export 2024 foi uma edição regional do Brasil Export, principal fórum de debates sobre o desenvolvimento dos setores de portos, logística, transportes e infraestrutura do país. Sua programação foi transmitida pela TV BE News no canal 82 da Sky; canal 58 da parabólica; e em sinal aberto para a Grande Campinas no canal 19. Está disponível no canal @tv_benews no Youtube; e no site www.tvbenews.com.br.

Compartilhe:
TAGS Inova Export Sudeste Export Ultracargo VPorts