A draga, chamada Willem Van Rubroeck, está realizando a última etapa da dragagem do canal externo do complexo/Divulgação Porto de Suape
Região Nordeste
Uma das maiores dragas do mundo está em Suape; veja vídeo
Equipamento, do tipo corte e sucção, está sendo utilizado pela primeira vez em um porto brasileiro
A maior draga do mundo do tipo corte e sucção está em Suape (PE). É a primeira vez que um equipamento deste porte é utilizado em um porto brasileiro.
A draga, chamada Willem Van Rubroeck, está realizando a última etapa da dragagem do canal externo do complexo. O objetivo é aprofundar a área para 20 metros, já que hoje, devido ao assoreamento, alguns pontos estão entre 15,5 m e 15,6 m.
A previsão é que a obra seja concluída em até cinco meses. O serviço está sendo executado pela empresa holandesa Van Oord, por R$ 140 milhões, pagos com recursos próprios da Autoridade Portuária.
O Porto de Suape destacou que os trabalhos colocarão o complexo em posição de destaque no cenário portuário mundial ao possibilitar a atracação de embarcações de grande porte com sua capacidade máxima, como navios petroleiros do tipo Suezmax, utilizados para o transporte de óleo cru.
A capacidade de carregamento deste tipo de embarcação está na faixa de 140 mil a 175 mil toneladas de porte bruto (TPB). Em relação às medidas, são 48 metros de largura e 17 metros de calado.