A proposta de ampliação do calado do Porto de Montevidéu foi elaborada pela Administração Nacional dos Portos do Uruguai (Crédito: Divulgação)
Internacional
Uruguai faz pedido a comissão argentina para aumentar profundidade do Porto de Montevidéu
Proposta para que o canal chegue a 14 metros precisa do aval da delegação do país vizinho
O Uruguai apresentou, no último dia 3 de novembro, um pedido formal à Comissão Administrativa do Rio de Prata (CARP) para aumentar a profundidade do acesso ao Porto de Montevidéu para 14 metros. A proposta foi elaborada pela Administração Nacional dos Portos (ANP) do país.
Mas, para que a obra seja realizada, é necessário o aval da delegação argentina, que é contrária ao projeto até que informações complementares sejam adicionadas à solicitação.
O pedido veio de Diego Tettamanti, presidente da delegação, que afirmou que a proposta apresentada pelo Uruguai era “incompleta e insuficiente”, incluindo 28 considerações no documento.
Entre elas, Diego destaca que para aprofundar o canal em 14 metros é preciso que o Uruguai indique quais os padrões internacionais serão utilizados, quais margens de segurança serão adotadas e quais as limitações operacionais (ventos; ondas; marés; correntes; visibilidade; capacidade de manobra do navio tipo), justificando as dimensões para a profundidade do canal.
Tettamanti também mencionou a necessidade de apresentação de um plano de dragagem com o detalhamento de como será a execução do projeto de prolongamento, alargamento e profundidade até 14 metros, definindo a modalidade de execução para cada etapa do processo. O Uruguai deve incluir ainda referências para garantir a segurança da navegação diante das interferências que possam ser causadas por equipamentos de dragagem.
Outra exigência foi apresentar o estudo da evolução do tráfego mercante estimado para os próximos dez anos, com informações sobre tipos de embarcações, cargas, toneladas líquidas registradas resultante do prolongamento, alargamento e aprofundamento do canal de acesso ao Porto de Montevideu para 14 metros, e como esse novo cenário afetaria o tráfego do atual canal de Punta Indio e sua possível e futura extensão.
Também será preciso disponibilizar à delegação um estudo de impacto ambiental envolvendo o impacto que a obra de dragagem traria ao Canal Punta Indio.
“São necessárias a justificação dos critérios de avaliação utilizados e a apresentação da metodologia de amostragem dos parâmetros ambientais considerados, bem como a descrição da campanha de amostragem, âmbito dos trabalhos e descrição dos equipamentos e métodos utilizados”, diz um trecho do documento.
Agora, a delegação uruguaia deve apresentar as informações solicitadas. A Argentina destaca que, enquanto as informações solicitadas estiverem pendentes, “não começará a correr o prazo de 180 dias previsto para a parte argentina se pronunciar sobre o projeto”.