HUB
Usinas eólicas são capazes de gerar energia offshore
Offshore 1
O Brasil tem um potencial para a geração de energia offshore – a partir de usinas eólicas – de cerca de 700 gigawatts (GW). É 3,6 vezes a capacidade instalada no País. No planeta, a projeção é que, até 2030, haja infraestrutura para a produção de 316 GW. Os dados integram o estudo “Oportunidades e desafios para geração eólica offshore no Brasil e a produção de hidrogênio de baixo carbono”, elaborado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e apresentado ontem, em Brasília, durante a pré-COP 28.
Offshore 2
Atualmente, o Brasil tem usinas eólicas capazes de gerar 194 GW, unidades já conectadas ao Sistema Interligado Nacional. E até o mês passado, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) registrou 78 solicitações para implantação dessas instalações, com uma potência total de 189 GW.
Offshore 3
Também nessa terça-feira, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou que negocia com o Congresso Nacional a definição de um marco legal para a exploração de energia eólica offshore. A articulação foi anunciada durante a participação de Silveira na 14ª edição do Brazil Wind Power (BWP), em São Paulo (SP).