O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, posa para fotos com os representantes da Via Appia, vencedora do leilão (Crédito: Rogério Cassimiro/Governo do Estado de SP)
Rodovias
Via Appia arremata Trecho Norte do Rodoanel de São Paulo
Leilão ocorreu nesta terça-feira (14) na sede da B3, na capital paulista
A Via Appia FIP Infraestrutura foi a grande vencedora do leilão do Trecho Norte do Rodoanel de São Paulo. A solenidade ocorreu na tarde desta terça-feira (14) na sede da B3, na capital paulista.
Ao todo, quatro empresas entregaram propostas de interesse para concessão da obra.
O principais critérios para definir a vencedora da licitação foram o maior desconto sobre a contraprestação pecuniária máxima, ou seja o desconto sobre o valor a ser pago pelo Estado, e o o maior desconto sobre o aporte público.
De acordo com o edital, a contraprestação é de R$ 51.413.114,00. Já o aporte público foi de pouco mais de R$ 1,4 bilhão.
Tanto a Via Appia quanto a concorrente Consórcio Infraestrutura ofereceram 100% de desconto sobre os R$ 51 milhões das contraprestações do governo. Na segunda parte do leilão, a Via Appia ofereceu 23,10% de desconto sobre o aporte público em investimentos.
De acordo com o Governo do Estado , a concessão será de 31 anos e terá um total de investimentos previstos na ordem de R$ 3,4 bilhões, que já inclui a conclusão das obras paradas.
O Trecho Norte é a última parte do Anel Rodoviário Mário Covas, círculo viário construído ao redor da Grande São Paulo, oferecendo aos motoristas uma via expressa entre o Litoral e o Interior sem a necessidade de passar pela capital paulista. Nesse cenário, o empreendimento é estratégico ao Porto de Santos, ao agilizar e facilitar o transporte de cargas entre seus terminais, na Baixada Santista, e as demais regiões paulistanas.
DECISÃO JUDICIAL
Na noite que antecedeu a realização do leilão, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) suspendeu o leilão após atender um pedido da Associação Brasileira de Usuários de Rodovias Sob Concessão (Usuvias).
De acordo com a juíza Simone Casoretti, embora tenham sido realizadas audiência e consulta públicas sobre a licitação do Trecho Norte, em 28 de maio e em 30 de junho do ano passado, “que contaram com ampla divulgação e ‘considerável participação de interessados” e “que todas as contribuições foram analisadas por diversos técnicos e equipes multidisciplinares do Governo do Estado de São Paulo”, houve alteração do modelo jurídico da concessão, que passou de comum – regulada pela Lei nº 8987/85 – para patrocinada ou administrativa, ou seja, uma parceria público-privada (PPP). E com esse mudança, houve a inclusão de uma “contraprestação pecuniária do parceiro público ao parceiro privado”.
Entretanto, em decisão tomada à 0h30 de terça-feira, o presidente do TJ-SP, desembargador Ricardo Anafe, acatou um pedido do Governo de São Paulo e liberou a realização do leilão.
O leilão do Trecho Norte já havia sofrido uma série de atrasos para a sua concessão. Primeiro, a licitação ocorreria em abril do ano passado, mas foi adiado por falta de interessados. Na antiga gestão do governador Rodrigo Garcia (PSDB), a cerimônia foi remarcada para janeiro deste ano, mas houve um novo adiamento.