Os vagões Hopper HTT possuem três principais diferenciais: redução do comprimento sem perda de volume, diminuição da tara (peso) e aumento da vida útilCrédito: Divulgação/VLI
Região Nordeste
VLI adquire novos vagões para atender fluxo de fertilizantes no Arco Norte
Compra incrementa a capacidade de cargas da companhia no Corredor Norte, que liga Tocantins ao Maranhão
A companhia de soluções logísticas VLI adquiriu 78 novos vagões Hopper HTT, que são próprios para o transporte de commodities agrícolas e fertilizantes.
A compra visa incrementar a capacidade de cargas da companhia no Corredor Norte, que liga os estados do Tocantins e do Maranhão e onde a companhia está prestes a inaugurar, de forma oficial, um novo corredor logístico de fertilizantes.
Os vagões Hopper HTT, desenvolvidos e produzidos pela Greenbrier Maxion, possuem três principais diferenciais: redução do comprimento sem perda de volume, diminuição da tara (peso) e aumento da vida útil — otimizações que permitem incremento na capacidade de carga por trem.
Outros destaques são o sistema descarga rápida e o revestimento interno com pintura especial, que não retém a carga no interior do vagão.
As unidades novas possuem também o sistema do truque Motion Control, de alto desempenho e com redução do desgaste de componentes, gerando menor consumo de combustível e mais segurança.
“Temos resultados crescentes ano a ano no Corredor Centro-Norte. Os novos vagões chegam para dar vazão a este crescimento natural de carga, acrescido dos volumes da nova operação de fertilizantes”, explicou o diretor de Operações do Corredor Centro-Norte da VLI, Daniel Schaffazick.
Para o presidente da Greenbrier Maxion, Eduardo Scolari, a tecnologia dos novos vagões Hopper é resultado do trabalho de pesquisa e desenvolvimento da área de engenharia da empresa, visando ampliar ainda mais o transporte de carga sobre trilhos.
“Os vagões proporcionam a máxima eficiência logística, além de contribuir com o meio ambiente com a redução do consumo de combustível e de emissão de carbono, favorecendo toda a cadeia e trazendo vantagem competitiva para o modal ferroviário”, ressaltou.
Novo corredor
O novo corredor de fertilizantes do Arco Norte é fruto de uma parceria entre a VLI e a Companhia Operadora Portuária do Itaqui (Copi), que opera no Porto do Itaqui, no Maranhão.
Em um projeto conjunto, foi criado um ramal que interliga o terminal da Copi ao Terminal Integrador de Palmeirante, construído e operado pela VLI, no Tocantins.
Os investimentos iniciais do projeto giraram em torno de R$ 200 milhões e a capacidade inicial de movimentação é de 1,5 milhão de toneladas ao ano.