Firmado em 2021, o contrato de 30 anos prevê a movimentação anual de 500 mil toneladas de celulose solúvel a partir da fábrica da LD Celulose, em Indianópolis, Minas Gerais (Foto: Divulgação/VLI)
Região Sudeste
VLI atinge 1 milhão de toneladas de celulose movimentadas no ES
Movimentação faz parte de parceria com a LD Celulose, iniciada em 2022
A VLI atingiu em novembro o transporte de 1 milhão de toneladas de celulose solúvel para a LD Celulose desde o início da parceria entre as empresas, em 2022. A carga é movimentada pelo Corredor Leste da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) até o porto de Barra do Riacho (ES), com destino ao mercado asiático.
O contrato de 30 anos prevê a movimentação anual de 500 mil toneladas de celulose solúvel a partir da fábrica da LD Celulose, em Indianópolis, Minas Gerais. A VLI investiu R$ 400 milhões na compra de 215 vagões, projetados pela Randon, e nove locomotivas da Wabtec, além de melhorias na infraestrutura ferroviária, incluindo um pátio de manobras no município de Aracruz, no Espírito Santo.
O corredor leste conecta Minas Gerais ao Espírito Santo, atendendo a diversos setores industriais e exportadores. A VLI movimenta cerca de 16,7 milhões de toneladas anuais em ferrovias e 16,2 milhões de toneladas nos portos capixabas, reforçando seu papel no desenvolvimento logístico do Brasil.
Daniel Schaffazick, diretor de operações do corredor leste da VLI, celebrou o marco de 1 milhão de toneladas, destacando o compromisso da empresa com operações eficientes e seguras, além da importância estratégica do Espírito Santo.20
As exportações brasileiras de celulose somaram US$ 4,95 bilhões no primeiro semestre de 2024, um aumento de 19% em relação ao mesmo período de 2023, segundo a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá).
Entre janeiro e junho, a produção alcançou 12,7 milhões de toneladas, das quais 9,5 milhões foram exportadas.