O ministro Márcio França e o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, participaram da cerimônia do acordo entre Codesa e VLI (Crédito: Divulgação/Governo ES)
Região Sudeste
VLI e Codesa assinam memorando de entendimento para expansão do Porto de Vitória
O documento assume que os estudos podem detectar uma oportunidade para investimentos em ferrovia, porto e terminais que atinjam até R$ 200 milhões
Foi assinado ontem (13) um memorando de entendimentos entre a Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) e a operadora logística VLI, que prevê obras de expansão do Porto de Vitória. A expectativa é que a parceria renda mais que o dobro em movimentação de granéis sólidos. A solenidade contou com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França.
Além de França, estiveram no evento, que ocorreu no Palácio Anchieta, sede do Governo Estadual, autoridades da Codesa e da VLI, e do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB).
Segundo a Codesa, a parceria visa aumentar o volume de cargas escoado. O documento assume que os estudos a serem realizados em conjunto podem concluir pela existência de uma oportunidade para investimentos em ferrovia, porto e terminais que atinjam até R$ 200 milhões.
Os estudos a serem realizados pela VLI e pelo Porto de Vitória contemplam a análise de capacidades necessárias a acomodar a matriz de carga em estudo, incluindo adequações e capacitações de ramais ferroviários que acessam o Porto de Vitória, bem como ramais internos à poligonal do terminal, capacidade de píer – envolvendo berços, calado e equipamentos, entre outros aspectos – e sistemas de carregamento, descarregamento e armazenagem estática das cargas a serem movimentadas.
Essa é uma das primeiras parcerias realizadas pela nova gestão da Codesa, que teve sua administração privatizada no final de março do ano passado. A empresa, hoje, é controlada pela gestora de investimentos Quadra Capital. Um dos principais passos da nova gestão era investir no aumento da capacidade, diversificação de cargas e novas áreas de exploração portuária.
“O Porto de Vitória possui uma vantagem competitiva em função da sua localização privilegiada, atuando como um elo logístico que envolve diversos modais. Nossos esforços estão voltados para fortalecer o complexo portuário, visando impulsionar um ambiente de negócios mais dinâmico, eficiente e ágil. Estamos prontos para oferecer soluções com alta performance, eficiência e tecnologia de ponta, proporcionando mais qualidade e segurança para alavancar os resultados de nossos parceiros”, afirmou Ilson Hulle, diretor-presidente do Porto de Vitória.
De acordo com a Codesa, o estudo estima um aumento de cerca de 5 milhões de toneladas de granéis sólidos minerais e vegetais à matriz de carga atual nos fluxos de importação e exportação do estado. Para efeito de comparação, no ano passado, a movimentação de granéis sólidos no Porto de Vitória chegou à marca de 2.707.451 milhões. Para dar vazão a este aumento de volumes transportados, a VLI também analisará oportunamente a necessidade de aquisição de novos vagões e locomotivas.
“A VLI vê nesta ocasião mais uma oportunidade de contribuir para o fortalecimento da infraestrutura logística do Espírito Santo e para um atendimento ainda mais amplo aos clientes que movimentam cargas em no sistema portuário do Estado. Uma integração entre a ferrovia e o porto mais eficiente cria capacidade para o incremento de volumes que serão gerados com a renovação da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica”, disse Fábio Marchiori, CEO interino da VLI e diretor financeiro, de Supply Chain e de Serviços da companhia.
Visita ao porto
Na sede do Porto de Vitória, o ministro Márcio França conheceu as instalações e parte do setor operacional do cais, acompanhado do governador e da diretoria da Codesa.
Ainda em cumprimento da agenda em terras capixabas, ele ainda visitou o Porto de Aracruz e o Aeroporto de Linhares, além de ter sobrevoado toda a área portuária da Grande Vitória a bordo de um helicóptero.