No ano passado, a VLI também registrou a maior movimentação na operação do Terminal Portuário de São Luís, com 5,6 milhões de toneladas, contra 5,4 milhões no ano anterior (Foto: Divulgação/VLI)
SEM CATEGORIA
VLI fecha acordo de R$ 170 milhões para adquirir locomotivas
Anúncio do negócio com empresa dos EUA saiu no mesmo dia em que a companhia divulgou recordes batidos em 2023
A companhia de logística VLI assinou um acordo com a norte-americana Progress Rail para adquirir oito locomotivas por R$ 170 milhões, visando aumentar a frota no corredor Sudeste da Ferrovia Centro-Atlântica. As informações são da agência Reuters e foram publicadas pelo portal Investig.com. O anúncio acontece no mesmo dia em que a companhia divulgou os números de movimentação de 2023, que bateram recorde histórico no Corredor Norte, com 14,5 bilhões de toneladas por quilômetro útil (TKU).
Com o negócio, a VLI acumula a compra de 20 locomotivas em um ano – R$ 430 milhões em investimentos. A empresa diz que as aquisições permitem atendimento mais amplo e um estímulo à indústria ferroviária brasileira.
O Corredor Sudeste é rota para o escoamento de granéis agrícolas, combustíveis e minerais, interligando regiões produtoras de grãos e açúcar, como Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, até terminais intermodais no Triângulo Mineiro e interior de São Paulo.
Recorde
A VLI anunciou que bateu recordes de movimentação no ano passado, superando o seu próprio melhor resultado, em 2022, com 14,1 bilhões de TKU movimentados. Além do recorde sobre trilhos, a VLI também registrou a maior movimentação histórica na operação do Terminal Portuário de São Luís, com 5,6 milhões de toneladas, contra 5,4 milhões registradas no ano anterior – até então, o melhor resultado.
A VLI reafirma que os recordes são resultado de investimentos recentes para ampliar a capacidade de transporte – dentre eles as compras de locomotivas.
O corredor Norte atende clientes dos segmentos do agronegócio, mineração, celulose e combustíveis. Ele cobre áreas produtoras do Brasil, como o Matopiba (conglomerado dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) e os estados de Mato Grosso, Pará e Goiás.
Sua estrutura inclui o tramo norte da Ferrovia Norte-Sul, controlado pela VLI, e a Estrada de Ferro Carajás, por onde a VLI opera por direito de passagem para acessar o sistema portuário de São Luís (MA).
Também compõem o corredor três terminais integradores estrategicamente posicionados nas cidades de Palmeirante e Porto Nacional, no Tocantins, e Porto Franco, no Maranhão. Os terminais realizam o transbordo das cargas dos caminhões para as ferrovias, além de oferecer capacidade de armazenagem aos produtores.