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Os vagões foram adquiridos no ano passado, da fabricante Greenbrier Maxion, de Hortolândia (SP). O negócio também envolve três locomotivas para operação na Região sudeste. Divulgação

Ferrovias

VLI opera com 168 novos vagões no Arco Norte

22 de abril de 2024 às 16:36
Júnior Batista Enviar e-mail para o Autor

Além destes equipamentos para a Região Norte, a VLI comprou três vagões para operar no Sudeste

A VLI, companhia de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais, está operando com 168 novos vagões graneleiros no transporte de cargas na Ferrovia Norte-Sul (FNS). O investimento foi de R$ 200 milhões.

Os vagões foram adquiridos no ano passado, da fabricante Greenbrier Maxion, de Hortolândia (SP). O negócio também envolve três locomotivas para operação na Região sudeste.

O Corredor Norte percorre os estados do Tocantins e do Maranhão pelo tramo norte da Ferrovia Norte-Sul, controlado pela VLI, e pela Estrada de Ferro Carajás, onde a companhia opera por direito de passagem para chegar ao sistema portuário de São Luís (MA). O corredor conta, ainda, com três terminais integradores, instalados em Palmeirante e Porto Nacional, no Tocantins, e em Porto Franco, no Maranhão.

“A nova frota de vagões proporcionará o aumento da nossa capacidade de transporte e de atendimento aos produtores da região, ao mesmo passo em que seguimos com o foco constante em planejamento e excelência operacional, com o objetivo de somar ainda mais eficiência ao negócio dos nossos clientes”, afirma o gerente geral de Operações do Corredor Norte da VLI, Alisson Ruas.

Em 2023, a companhia movimentou o volume recorde de 14,5 bilhões de TKU (toneladas por quilômetro útil) no trecho do Arco Norte, contra 14,1 bilhões em 2022. No último ano, a companhia também registrou seu melhor resultado no Terminal Portuário de São Luís, com 5,6 milhões de toneladas elevadas, contra 5,4 milhões em 2022.

Investimentos e novos negócios

Além dos grãos, a VLI transporta combustíveis, insumos minerais e fertilizantes no Corredor Norte. Neste último segmento, a companhia inaugurou em 2023 sua operação de transporte em parceria com a Companhia Operadora Portuária do Itaqui (Copi).

O projeto é resultado de investimentos conjuntos entre a empresa e o terminal, no valor de R$ 400 milhões. A capacidade de movimentação será de 1,5 milhão de toneladas por ano.

A inauguração do corredor é o primeiro passo para criar um polo industrial no Terminal Integrador de Palmeirante e áreas adjacentes, com possibilidade de arrendamento de terreno para o setor de fertilizantes, tradings de agronegócio, entre outros.

A principal vantagem é o ganho em eficiência, pela proximidade com a operação ferroviária e capacidade de armazenagem oferecida no local, segundo a empresa. No último ano, Mosaic e Ultracargo anunciaram investimentos para instalação no local.

Os vagões foram adquiridos no ano passado, da fabricante Greenbrier Maxion, de Hortolândia (SP), e passaram a operar no transporte de cargas na Ferrovia Norte-Sul/ Crédito: Divulgação/VLI

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