Composições da VLI transportam o açúcar da BP Bunge de São Paulo, Minas Gerais e Goiás até o Porto de Santos (SP). (crédito: VLI/Divulgação)
HUB
VLI renova contrato com BP Bunge
Operadora vai continuar a escoar a produção de açúcar da empresa até o Porto de Santos
A operadora logística VLI comunicou ontem a renovação de seu contrato com a BP Bunge Bioenergia, para escoar a produção de açúcar das usinas da empresa até o Porto de Santos (SP). Concessionária ferroviária e gestora de terminais rodoferroviários e portuários, a VLI já responde por 27% das exportações da commodity, embarcadas a partir de seu Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), na área do complexo santista.
Com duração de cinco anos, o contrato prevê o transporte do açúcar VHP (Very High Polarization) fabricado nas usinas de São Paulo, Minas Gerais e Goiás. Será uma operação multimodal, com o produto sendo carregado dessas unidades até os terminais da VLI pela Trato, a startup criada pela companhia e responsável por sua operação rodoviária. Na sequência, a carga é levada pela Ferrovia Centro Atlântica (da VLI) até o Tiplam, em Santos, onde será carregada com destino à Ásia e ao Oriente Médio.
Para o gerente comercial de açúcar da VLI,, Jandher Carvalho, “a operação é um exemplo da multimodalidade da VLI (…). Nesse formato conseguimos fazer os carregamentos em menos tempo, gerando produtividade em todo o processo”. E o gerente de Planejamento e Logística da BP Bunge Bioenergia, André Villela de Andrade, complementa: “o açúcar brasileiro tem uma participação de destaque no mercado mundial. A renovação dessa parceria com a VLI permite obtermos ganhos de escala e sinergias importantes nas operações de exportação do açúcar, conectando as usinas ao porto em uma gestão integrada, fluida e, principalmente, segura”.