No Norte, Ederson Almeida assume a direção; Já Daniel Schaffazick passa a ser o responsável pela operação do Corredor Leste. Divulgação
Ferrovias
VLI troca diretores nos corredores Norte e Leste
A VLI, companhia de logística que opera ferrovias, portos e terminais, anunciou que os Corredores Norte e Leste têm novos diretores de operações. No Norte, que liga regiões produtoras do Matopiba, Goiás, Mato Grosso e Pará ao sistema portuário de São Luís, Ederson Almeida assume a direção. Daniel Schaffazick passa a ser o responsável pela operação do Corredor Leste, por onde é feito o escoamento de cargas pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) em direção aos portos do Espírito Santo – Schaffazick e Almeida estavam em posições inversas até então.
No mês passado, a Brookfield, empresa de gestão de fundos de investimentos canadenses, passou a ser a maior acionista da VLI, concluindo a compra de 36,5% da empresa. A VALE deixou de ser a maior acionista da empresa, com 29,6%. Os valores do negócio não foram divulgados.
“O Corredor Norte tem uma demanda crescente e é de extrema relevância para o desenvolvimento do país. Entregar com segurança o volume combinado com os clientes também é uma missão, para que consigamos fazer o Arco Norte crescer, sempre olhando o futuro e pensando no presente”, afirma Ederson Almeida.
Daniel Schaffazick diz que buscará eficiência e estabilidade operacional. “Buscamos de forma contínua a excelência operacional, que representa um serviço mais ágil e um atendimento sempre eficiente. Desta forma, atestar a confiabilidade dos serviços que ofertamos aos nossos clientes por meio do sistema logístico integrado da VLI”, diz.
Nicolas Szwako segue como diretor de Operações do Corredor Sudeste, por onde a VLI mantém fluxos de importação e exportação por meio do Terminal Integrador Portuário Luiz Antônio Mesquita, localizado na Baixada Santista, em São Paulo.
Ederson Almeida é bacharel em Sistemas de Informação, especialista em logística e mestre em liderança organizacional. Começou a carreira como estagiário técnico na Operação da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) há 25 anos e atuou por 18 anos na Operação do Corredor Leste da VLI. Passou sete anos como gerente-geral de Gente e Gestão e, em março, assumiu a diretoria de Operações do Corredor Norte.
Já Daniel Schaffazick é engenheiro civil com mais de 20 anos de experiência em logística, operações e projetos. Consolidou sua carreira na Vale. Na VLI, atuou como gerente-geral de Projetos, gerente-geral de Terminais Multimodais no Corredor Leste e foi responsável pela operação e manutenção ferroviária da VLI nos estados do Tocantins e do Maranhão.
O Corredor Norte atende clientes dos segmentos do agronegócio, mineração, celulose e combustíveis. Sua estrutura inclui o tramo norte da Ferrovia Norte-Sul (FNS), controlado pela VLI. Também compõem o corredor três terminais integradores da companhia estrategicamente posicionados nas cidades de Palmeirante e Porto Nacional, no Tocantins, e Porto Franco, no Maranhão. Os terminais realizam o transbordo das cargas dos caminhões para as ferrovias, além de oferecer capacidade de armazenagem aos produtores.
Localizado em uma região altamente competitiva, o Corredor Leste atende à demanda da indústria siderúrgica, da exportação de grãos pelo sistema portuário do Espírito Santo, bem como a de cargas de carvão, fertilizantes e combustíveis. Sua estrutura conta com o Terminal Integrador Araguari, o segundo maior terminal de transbordo de grãos e fertilizantes da América Latina, e com o Terminal Integrador Pirapora, localizado na Região Noroeste de Minas, que cria oportunidades para o desenvolvimento agrícola da região.