Silvio Costa Filho destacou que o programa tem cumprido seu objetivo de democratizar o transporte aéreo. “Estes aposentados estão preenchendo assentos que estariam vazios” (Foto: Sérgio Francês/MPor)
Nacional
Voa Brasil registra 20 mil aposentados em viagens
Programa do Governo Federal facilita acesso ao transporte aéreo com bilhetes acessíveis para 77 cidades
Mais de 20 mil aposentados do INSS já viajaram ou irão viajar pelo Programa Voa Brasil, iniciativa do Governo Federal que oferece passagens aéreas nacionais por até R$ 200 por trecho. Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos, os bilhetes foram emitidos nos últimos quatro meses, possibilitando viagens para 77 cidades em todo o país.
Entre os destinos mais procurados estão São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza (CE), Recife (PE), Brasília (DF), Salvador (BA), João Pessoa (PB), Natal (RN), Maceió (AL) e Belo Horizonte (MG), que juntos representam quase 80% das passagens emitidas. As regiões Sudeste (44%) e Nordeste (40%) lideram a preferência, seguidas pelo Centro-Oeste (8%), Sul (5%) e Norte (3%).
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou que o programa tem cumprido seu objetivo de democratizar o transporte aéreo. “Estes aposentados não voavam há pelo menos um ano e estão preenchendo assentos que estariam vazios, já que são disponibilizados pelas companhias aéreas em trechos de elevada ociosidade”, afirmou.
As regras do Voa Brasil permitem que aposentados adquiram até dois trechos por ano, exclusivamente pelo site oficial: gov.br/voabrasil. O Governo Federal alerta que esse é o único canal seguro para a compra de passagens e orienta os usuários a não clicarem em links desconhecidos.