Os destinos mais procurados pelos usuários do programa Voa Brasil foram as capitais do Nordeste, com destaque para Natal, Recife, Fortaleza, Salvador, João Pessoa e São Luís. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Nacional
Voa Brasil vendeu 8 mil passagens aéreas no primeiro mês
Programa proporciona a comercialização de bilhetes domésticos a partir de R$ 200 por trecho
O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) divulgou um primeiro balanço do programa Voa Brasil, que completou um mês no último sábado, dia 24. Segundo a pasta, já foram vendidas aproximadamente 8 mil passagens nesse período.
O Voa Brasil tem o objetivo de tornar o transporte aéreo no Brasil mais acessível oferecendo passagens domésticas a partir de R$ 200 por trecho. O foco inicial do programa são os aposentados do INSS que não viajaram de avião nos últimos 12 meses.
Até o momento, os destinos mais procurados foram as capitais do Nordeste, com destaque para Natal (RN), Recife (PE), Fortaleza (CE), Salvador (BA), João Pessoa (PB) e São Luís (MA). A maior parte das viagens tem origem nos aeroportos de Guarulhos (SP), Congonhas (SP) e Galeão (RJ), embora também tenha havido uma significativa movimentação em aeroportos regionais como Petrolina (PE), Vitória da Conquista (BA) e Caxias do Sul (RS).
Ainda de acordo com o MPor, o Voa Brasil funciona utilizando a malha aérea ociosa, ou seja, aproveita assentos disponíveis em voos com baixa ocupação, permitindo às companhias aéreas ajustar suas ofertas conforme a demanda. Por isso, é recomendado que os beneficiários planejem suas viagens com antecedência, preferindo dias de menor procura, como de terça a quinta-feira, e períodos de baixa temporada, entre março e junho ou agosto e novembro.