Segundo dados da Overhaul, tecnologia de monitoramento de risco e remessas em trânsito, no ano passado houve mais de 17.000 ocorrências de roubo de cargas no Brasil (Foto: Divulgação)
Nacional
Volume de fretes do agro impulsiona busca por proteção contra roubos
Após sucessivas ocorrências, empresário do ramo logístico criou startup com solução que bloqueia o caminhão em caso de ataques
O volume de fretes do agro registrou crescimento de 21,4% no quarto trimestre de 2023, em comparação com o mesmo período de 2022. Os dados foram divulgados pela Frete.com, plataforma online de transporte de cargas na América do Sul. O setor agro representa 34% dos fretes divulgados na plataforma.
Segundo a plataforma, um dos fatores que levaram a esse crescimento foi a alta do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. O PIB encerrou o ano de 2023 com uma alta de 2,9%, um total de R$ 10,9 trilhões, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A atividade agropecuária foi o grande destaque. Teve crescimento de 15,1% de 2022 para 2023.
Por outro lado, o setor também se tornou alvo de criminosos por conta de sua alta lucratividade, levando à procura por tecnologias que impeçam esses roubos.
Segundo dados da Overhaul, tecnologia de monitoramento de risco e remessas em trânsito, em 2023, houve mais de 17.000 ocorrências de roubo de cargas no Brasil, um aumento de quase 5% em relação ao ano de 2022. Sete em cada dez roubos ocorreram no eixo Rio-São Paulo. O relatório ainda revela que as cargas mais visadas pelos criminosos eram aquelas que transportavam alimentos e bebidas.
“Geralmente, quando há preocupação de um possível risco de desabastecimento, como o que aconteceu com os fertilizantes, os produtores tendem a aumentar seus pedidos de modo a minimizarem prejuízos decorrentes de uma possível falta de estoque. Como esse tipo de produto é uma carga bastante visada, as estatísticas de roubo a cargas tendem a aumentar drasticamente”, afirma o diretor comercial da T4S Tecnologia, Luiz Henrique Nascimento.
O empresário do ramo de tecnologia em prevenção a roubos de cargas foi vítima de inúmeros roubos. Ele fundou a startup junto com os amigos Marcílio Machado e Enrico Rebuzzi a partir de uma que já possuíam, no ramo logístico.
O Imobilizador T4S é um pequeno e camuflado atuador sem fio que fica escondido no veículo e bloqueia automaticamente o caminhão em caso de utilização de Jammer, conhecido também como capetinha, vandalismo e desvio de rota.
A T4S também criou a Blindagem Elétrica, que são painéis de alta resistência contra perfurações e cortes, que são energizados caso aconteça tentativas de arrombamento. Quando o criminoso tenta roubar a carga do caminhão, ele recebe um choque não-letal. Além disso, por conta do isolamento elétrico, o choque só será sentido por quem tentar perfurar ou cortar os painéis.