O acordo com a VLI visa aumentar o volume de cargas escoadas no Porto de Vitória, passando das atuais 8 milhões de toneladas para 13 milhões de toneladas em 2028Foto: Divulgação/VPorts
Região Sudeste
VPorts acelera projetos de expansão portuária com revitalização do modal ferroviário
Concessionária que administra o Porto de Vitória quer retomar transportes pelas ferrovias no ano que vem
A concessionária que administra o Porto de Vitória completou no mês passado um ano da primeira privatização de uma Autoridade Portuária do Brasil. Durante as comemorações, a nova administração anunciou planos para expansão do complexo portuário. A principal delas diz respeito à implantação dos acessos ferroviários ao porto, além da instalação de uma pêra ferroviária. O início das obras e prazo para entrega estão previstos para o ano que vem.
Segundo informado pela VPorts, o projeto de revitalização da pêra ferroviária está em fase final de detalhamento do projeto executivo de engenharia. A expectativa, de acordo com a Autoridade Portuária, é que esta etapa seja concluída ainda neste ano.
“Estamos com grandes e importantes projetos em nosso complexo portuário, marcando esse primeiro ano de gestão privada. O memorando de entendimento com a VLI, assinado no início do ano, é uma das principais frentes de dedicação de nossa equipe, buscando trazer benefícios de eficiência e qualidade. O início das obras marcará o pontapé inicial para uma transformação que revitalizará a ferrovia, impulsionará o escoamento de cargas e abrirá as portas para investimentos significativos, fortalecendo nossa infraestrutura portuária”, afirmou Ilson Hulle, diretor-presidente da VPorts.
Assinado em fevereiro, o memorando de entendimento com a VLI visa aumentar o volume de cargas escoadas, passando das atuais 8 milhões de toneladas para 13 milhões de toneladas em 2028.
Os estudos realizados pela VPorts e VLI foram fundamentais para analisarem as mudanças necessárias no atendimento da nova matriz de carga e, nesse sentido, serão realizadas adequações e capacitações de ramais ferroviários que acessam o porto, bem como ramais internos à poligonal do terminal, capacidade de píer – envolvendo berços, calado e equipamentos, entre outros aspectos – e sistemas de carregamento, descarregamento e armazenagem estática das cargas a serem movimentadas.
Durante apresentação feita na programação do Sudeste Export, no mês de agosto, o diretor-presidente da VPorts afirmou que o modal ferroviário é responsável por somente 3% da movimentação no Complexo Portuário, enquanto que os 97% restantes são para entrada e saída de cargas através de rodovias.
As obras que começam no início do ano que vem serão concluídas em setembro de 2024. De acordo com Hulle, os investimentos feitos para a obra giram em torno de R$ 50 milhões.
“O projeto é um passo importante dentro do propósito da nova gestão do porto de investir em aumento da capacidade, diversificação de cargas e novas áreas de exploração portuária. O porto possui uma vantagem competitiva em função da sua localização privilegiada, atuando como um elo logístico que envolve diversos modais. Já estamos em conversas avançadas com grandes tradings e importadores”, analisou.
No primeiro momento, a nova estrutura ferroviária, que estará ligada à Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) e à Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), atendendo a regiões em Minas Gerais e Goiás, será utilizada especialmente para movimentação de fertilizantes e farelo de soja, gerando maior capacidade, eficiência e agilidade nos atendimentos.