sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Com mais de 40 mil metros quadrados, a área arrendada pela Multilift será utilizada na armazenagem de granéis sólidos movimentados no Cais de Capuaba, em Vila VelhaFoto: Divulgação/VPorts

Região Sudeste

VPorts assina com operadora e amplia movimentação de granéis sólidos no ES

Atualizado em: 17 de agosto de 2023 às 9:57
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Com expansão, expectativa é de expandir movimentação em cerca de 800 mil toneladas por ano

A VPorts, nova marca da concessionária que administra o Porto de Vitória, anunciou a assinatura de contrato com a Multilift Logística, empresa especialista em operações portuárias e logística e intermodal. Com mais de 40 mil metros quadrados, a área arrendada será utilizada na armazenagem de granéis sólidos movimentados no Cais de Capuaba, em Vila Velha, com destaque para as cargas de fertilizantes, ferro gusa e concentrados minerais. O novo convênio foi assinado na última semana.

Há quase 30 anos atuando nos terminais que são administrados pela VPorts, esta será a primeira vez em que a Multilift Logística celebra um contrato de arrendamento.

De acordo com a Autoridade Portuária, com a expansão, a expectativa é de ganhar eficiência nas operações e ampliar a movimentação de cargas em cerca de 800 mil toneladas por ano. A operadora já é a maior na movimentação de granéis sólidos do Porto de Vitória, porém até então utilizando-se de terminais fora da área alfandegada.

“A assinatura deste contrato simboliza um avanço para todas as operadoras portuárias, pois mostramos como podem expandir a atuação e assumir um verdadeiro protagonismo neste novo modelo de negócios. Oferecemos um porto com estrutura robusta de áreas para exploração, armazenamento, localização privilegiada e altíssima segurança. O que queremos é construir importantes parcerias, capazes de impulsionar esse desenvolvimento e atender a demanda dos clientes através de soluções personalizadas”, comentou Pedro Benevides, diretor comercial da VPorts.

De acordo com o CEO da Multilift Logística, Rafael Fattorelli, a celebração do contrato de arrendamento será fundamental para fomentar novos negócios, ampliar a capacidade de operações e ofertar a estrutura portuária capixaba para outras regiões do Brasil.

“O novo modelo de negócios implementado com a concessão da Autoridade Portuária abriu novas portas de oportunidades para investimentos na retroárea do porto e a construção de nossa parceria com a VPorts tem gerado excelentes resultados. Esperamos com este investimento ampliar nossa movimentação no Porto e entregar um serviço de qualidade e confiabilidade a nossos clientes”, analisou o executivo.

Segundo a Autoridade Portuária, o investimento inicial prevê um armazém com mais de 15.000 m², com capacidade estática estimada em 60 mil toneladas de granéis sólidos, além de equipamentos especializados para a movimentação desses produtos.

Já para o ferro gusa, carga tradicional do porto, será ofertada mais uma alternativa de exportação para este importante segmento econômico das indústrias mineira e capixaba, com um pátio com capacidade para até 75 mil toneladas de capacidade estática, em área alfandegada e adequada para este tipo de movimentação.

A VPorts relembrou que a concessionária e a Multilift Logística fizeram uma parceria, no mês passado, quando foram movimentadas 30 mil toneladas de lítio verde, produzidos pela Sigma Lithium, no terminal portuário de Vitória. Segundo a Autoridade Portuária, foram exportadas 15 mil toneladas do produto com destino à China.

Compartilhe:
TAGS movimentação de granéis sólidos operações portuárias e logística e intermodal. Porto de Vitória