sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

A Vports, primeira Autoridade Portuária privada do país, pretende apresentar nos próximos anos investimentos e projetos voltados para inteligência artificial (IA), com o objetivo de otimizar a infraestrutura portuária. As informações foram repassadas por David Neto, gerente de Tecnologia da Informação (TI) da companhia, durante a sua participação no Inova Export. Foto: Divulgação/Grupo Brasil Export

Inova Export

Vports mira investimentos e projetos de IA para próximos anos

16 de setembro de 2024 às 15:21
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Gerente de TI da companhia afirmou que aplicação de IA visa otimizar infraestrutura portuária

A Vports, primeira Autoridade Portuária privada do país, pretende apresentar nos próximos anos investimentos e projetos voltados para inteligência artificial (IA), com o objetivo de otimizar a infraestrutura portuária. As informações foram repassadas por David Neto, gerente de Tecnologia da Informação (TI) da companhia, durante a sua participação no Inova Export, evento que ocorreu dentro da programação do Fórum Sudeste Export, na manhã desta segunda-feira (16), em São Paulo. 

David Neto explicou o processo de desestatização da antiga Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) para a Vports e, de acordo com o executivo, desde a implantação da Autoridade Portuária privada, o grande desafio para o setor de inovação é promover a renovação tecnológica dentro da empresa.

“Somos o primeiro modelo de Autoridade Portuária privada, então é tudo muito novo para a gente. Passamos por uma transformação muito grande, um desafio enorme, e pegamos um ambiente um pouco defasado, com poucos investimentos, onde existe uma grande burocratização”, comentou.

David Neto explicou que a desburocratização no complexo de Vitória, que apesar de pequeno, é bastante estratégico para a região, é necessária para aplicação de tecnologia com objetivo de dar maior fluidez no complexo marítimo. “Estamos com esse processo em andamento, focado em segurança de informação, que é extremamente necessária. A nossa função hoje é promover um ambiente portuário com maior fluidez e tecnologia. É um desafio diário que estamos enfrentando”, pontuou.

David Neto afirmou que a Vports pretende anunciar investimentos e projetos voltados para a inteligência artificial. “Para o nosso negócio, a questão da inteligência artificial é algo muito importante, visando automatizar processos, contar com uma tecnologia nesse ponto onde se consiga encurtar caminhos. Isso é algo que estamos desenvolvendo internamente. Está em nosso roadmap para os próximos anos investimentos, projetos, focando sempre em boa performance no bem estar portuário. Queremos possibilitar aos nossos arrendatários uma infraestrutura de alta performance, facilitando o trabalho deles como operadores portuários”, citou. 

O painel contou também com a participação de Rafael Fuschella, Gerente de TI da Ultracargo. A moderação foi de Roberto Teijeira Claro, Head de Portos e Logística da ModalGR.

Compartilhe:
TAGS Inova Export inteligência artificial VPorts