Segundo Ilson Hulle, a VPorts vai investir R$ 50 milhões no projeto de instalação de uma pera ferroviária, cujo início das obras está marcado para a próxima semanaCrédito: Divulgação/Brasil Export
Região Sudeste
VPorts quer retomar acessos ferroviários em Vitória até o ano que vem
Porto analisa oportunidades de escoamento a partir de Minas e do Centro-Oeste
A programação do Sudeste Export, Fórum Regional de Logística, Infraestrutura e Transportes, realizado em Belo Horizonte (MG), contou com uma apresentação do diretor-presidente da VPorts, antiga Companhia Docas do Espírito Santo, concessionária que administra o Porto de Vitória, Ilson Hulle. Entre os projetos futuros, a Autoridade Portuária espera retomar o acesso ferroviário ao complexo portuário a partir do ano que vem.
A movimentação no Porto de Vitória conta com pouquíssima participação da malha ferroviária. O modal é responsável por somente 3% da movimentação, enquanto que os 97% restantes são para entrada e saída de cargas através de rodovias.
Previsto no caderno de encargos da concessão da Autoridade Portuária, a VPorts pretende aumentar a movimentação de 8 milhões para 15 milhões. E para isso acontecer, a retomada da malha ferroviária chegar em Vitória será fundamental, de acordo com Hulle.
“Começamos a nos aproximar da VLI. Assinamos em janeiro um memorando de entendimento, e estamos avançando em um projeto de reconexão do Complexo de Capoaba com a malha Vitória a Minas. Vamos aproveitar a demanda super forte do noroeste de Minas Gerais, e a VPorts pode ser a porta de saída de farelos e importação de fertilizantes, que vai conectar com Minas e o Centro-Oeste”, comentou.
Segundo o diretor-presidente da VPorts, a concessionária vai investir um valor de R$ 50 milhões em um projeto de instalação de uma pera ferroviária, que tem o início das obras marcado para semana que vem. A retomada da malha está prevista para 2024.
“Esse projeto da pera casa com o investimento da VLI no trecho de acesso e vamos retomar as operações ferroviárias do Porto de Vitória a partir de setembro do ano que vem. Vamos retomar as operações de grãos e fertilizantes via ferrovias, em um fluxo constante”, afirmou Hulle, acrescentando que a retomada visa, entre outros fatores, transformar o complexo portuário de uma forma mais dinâmica e competitiva com toda a revitalização prevista.
Ainda durante a sua apresentação, Hulle destacou alguns dos feitos da VPorts durante quase um ano de gestão privada da Autoridade Portuária.
“São quatro contratos de arrendamento feitos em quase um ano. Temos no momento dez projetos em andamento. Fazendo uma projeção para os próximos anos, até o final do ano que vem teremos um porto bastante ocupado e bastante reativado do ponto de vista de instalações e investimentos acontecendo”, disse.
O Sudeste Export é uma iniciativa do Grupo Brasil Export, com realização da Una Media Group, produção da Bossa Marketing e Eventos e mídia oficial do BE News.