No total, de janeiro a julho, foram 4,7 milhões de toneladas de produtos, incluindo granéis sólidos, carga geral e contêineres. Foto: Divulgação/VPorts
Região Sudeste
Vports registra crescimento de 23% na movimentação do 1º semestre
No total, foram operados 4,7 milhões de toneladas em produtos
A movimentação de cargas na Vports de janeiro a julho deste ano superou em 23% o volume movimentado no mesmo período de 2023. No total, de janeiro a julho, foram 4,7 milhões de toneladas de produtos, incluindo granéis sólidos, carga geral e contêineres.
O crescimento em carga geral foi de 71%, totalizando 711 mil toneladas movimentadas no período. Já em relação aos granéis sólidos, a movimentação foi de 1,5 milhão de toneladas, tendo entre os destaques o carvão, o trigo e o malte, tanto por conta do crescimento, como é o caso do carvão que cresceu 436% nesses sete meses.
Um destaque do período é o trigo – carga totalmente destinada aos moinhos capixabas – teve crescimento de 124% na movimentação. Os novos investimentos em infraestrutura, como no caso dos dois armazéns horizontais com capacidade de 40 mil toneladas cada, que foram entregues no final de julho, atenderão o segmento de grãos, contemplando, além do trigo, soja, milho, farelo e malte.
“As estruturas são essenciais para a armazenagem de cargas a granel e desempenham um papel fundamental nas operações portuárias, melhorando o fluxo rodoferroviário, reduzindo custos e elevando a eficiência portuária”, afirma Adriano Hantequeste Gomes, coordenador de Planejamento e Inteligência de Mercado da Vports.