domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

De acordo com a White Martins, o plano é ampliar a produção e fornecimento do hidrogênio verde no país. Crédito: Divulgação/White Martins

Região Nordeste

White Martins produz primeiro hidrogênio verde certificado do Brasil

26 de dezembro de 2022 às 10:42
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

A unidade da empresa White Martins instalada em Pernambuco conseguiu atestar, no início deste mês, o seu processo de produção de hidrogênio verde (H2V) com o certificado “Green hydrogen certification”, concedido pela empresa alemã TÜV Rheinland, referência mundial em certificação. O documento comprova que o H2V produzido pela companhia é neutro em carbono e oriundo de fontes renováveis. 

A conquista também traz para o Brasil o primeiro H2V produzido na América do Sul. Agora, serão fabricadas 156 toneladas de H2V por ano em escala industrial que, neste primeiro momento, vai atender o mercado pernambucano. Mas, de acordo com a companhia, o plano é ampliar a produção e o fornecimento.

A empresa, que fornece gases industriais e medicinais, informou que o processo de elaboração, implementação do sistema de gestão e certificação do hidrogênio verde levou três meses. 

“Nossa expectativa é que esta seja a primeira certificação de muitas que pretendemos ter em nossa região nos próximos anos”, disse Gilney Bastos, presidente da White Martins e da Linde na América do Sul.

Para ser classificado como verde, uma das premissas é que o hidrogênio seja produzido a partir do uso de fontes renováveis, como o sol. Em Pernambuco, a White Martins poderá receber até 1.6 MW de energia solar que será utilizada no processo de eletrólise da água. Dentro dessa etapa as moléculas de hidrogênio são separadas das de oxigênio, utilizando energia limpa. 

Por isso, o H2V tem se constituído como a próxima fronteira energética e é considerado uma alternativa para a descarbonização, já que pode ser utilizado em diversos setores, como indústrias e transportes.

Atualmente, a White Martins, que faz parte do grupo alemão Linde, é também uma das maiores produtoras no Brasil de hidrogênio cinza — feito a partir de gás natural.

Outras iniciativas

A White Martins está investindo em outras iniciativas de hidrogênio no país, como o fornecimento do produto para o abastecimento do Mirai, um automóvel elétrico à célula combustível da Toyota do Brasil. O projeto piloto foi anunciado em julho deste ano. 

Além disso, a companhia assinou memorandos de entendimento (MoU) com os governos dos estados do Ceará e Rio de Janeiro.

O objetivo é realizar estudos de viabilidade para a implantação de projetos de hidrogênio verde e de amônia verde nos complexos portuários do Pecém, no Ceará, e do Açu, no Rio de Janeiro.

 

 

Compartilhe:
TAGS