sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

A docagem foi feita nos estaleiros localizados no Guarujá (SP), no Porto de Santos. Segundo a empresa, o número deste tipo de serviço cresceu 33% em 2023 se comparado a 2022. Divulgação/Wilson Sons

Porto de Santos

Wilson Sons conclui manutenção de barcaça que opera entre Sul e Sudeste

Atualizado em: 15 de fevereiro de 2024 às 14:02
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

Serviço de docagem foi feito no estaleiro localizado no Guarujá

A empresa de logística portuária e marítima Wilson Sons concluiu neste mês a manutenção da Barcaça Norsul 9, embarcação da companhia de cabotagem Norsul, que realiza o transporte de bobinas de aço entre Vitória (ES) e São Francisco do Sul (SC).

A docagem foi feita nos estaleiros localizados no Guarujá (SP), no Porto de Santos. Segundo a empresa, o número deste tipo de serviço cresceu 33% em 2023 se comparado a 2022.

O trabalho abrange uma manutenção preventiva, realizada normalmente a cada 5 anos, em que a embarcação é retirada da água para passar por uma revisão completa na sua estrutura.

No caso da docagem da Barcaça Norsul 9, os trabalhos foram iniciados no final de janeiro e envolveram 150 profissionais dedicados à tratamento e pintura externa e interna do casco e dos tanques, troca de chapas de aço e substituição de anodos de sacrifício (uma proteção contra corrosão).

Construída em 2006, a Norsul 9 é uma embarcação do tipo barcaça oceânica, tem 123,4 metros de comprimento, 22 metros de largura, calado de 8 metros e capacidade para transportar 10.364 toneladas de carga, operando tanto em águas costeiras quanto oceânicas.

“Estamos felizes em ser a escolha da Norsul pela terceira vez (desde 2021). A confiança nos serviços que realizamos evidencia a excelência operacional dos nossos times, sempre voltados para a geração de valor para o cliente e a sua satisfação, buscando superar as expectativas”, disse Adalberto Souza, diretor-executivo dos Estaleiros da Wilson Sons.

Anteriormente, em 2021 e 2023, a empresa de navegação escolheu a Wilson Sons para fazer a docagem dos navios Norsul 11 e Norsul 7. Estas embarcações realizam, respectivamente, o transporte de bobinas de aço entre a capital capixaba e São Francisco do Sul, com capacidade de 10.328 toneladas de carga, e o transporte de celulose de Belmonte (BA) a Aracruz (ES), com capacidade de 7.599 toneladas de carga.

Rebocadores sustentáveis

A Wilson Sons também trabalha atualmente na construção de rebocadores com tecnologia mais sustentável em seus estaleiros no Guarujá. No total, foram encomendados seis equipamentos, sendo que quatro deles já foram entregues, desde julho de 2022, às empresas WS Centaurus, WS Orion, WS Rosalvo e WS Castor. Os outros dois serão entregues neste ano.

Os rebocadores, que possuem mais de 90 toneladas de tração estática, são os primeiros no Brasil com o padrão IMO TIER III, da Organização Marítima Internacional. Eles são mais sustentáveis porque o novo projeto de casco das embarcações permite reduzir as emissões de gases de efeito estufa durante a navegação, com uma diminuição de até 14% no consumo de combustíveis fósseis, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar dos portos onde operam.

Compartilhe:
TAGS