Yamandú Orsi, candidato da Frente Ampla, foi eleito presidente do Uruguai no segundo turno das eleições, realizado no último domingo, dia 24. Foto: Reprodução/Instagram
Internacional
Yamandú Orsi é eleito presidente do Uruguai
Candidato da Frente Ampla derrotou no segundo turno o representante da coalizão liderada pelo Partido Nacional, Álvaro Delgado
Yamandú Orsi, candidato da Frente Ampla, foi eleito presidente do Uruguai no segundo turno das eleições, realizado no último domingo, dia 24. Ele derrotou Álvaro Delgado, do Partido Nacional, com 49,84% dos votos (1.196.798) contra 45,87% (1.101.296) de Delgado, uma diferença de aproximadamente 95 mil votos.
Aos 57 anos, Orsi, ex-prefeito de Canelones e professor de história, assumirá a presidência em 2025, liderando o país até 2030. A vitória do candidato de centro-esquerda, apoiado pelo ex-presidente José “Pepe” Mujica, marca o retorno da Frente Ampla ao comando do Uruguai após quatro anos de governo de Luis Lacalle Pou, do Partido Nacional.
No Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou Orsi pela conquista em uma ligação telefônica na segunda-feira (25). Durante a conversa, Lula aproveitou para mandar um “abraço” a Pepe Mujica.
O chefe do Executivo brasileiro também confirmou que visitará o Uruguai em 6 de dezembro para a cúpula do Mercosul, bloco formado pelos dois países, além de Argentina e Paraguai. Durante essa viagem está previsto um encontro com Orsi e Mujica.
A posse de Orsi está prevista para 1º de março de 2025, quando ele receberá a faixa presidencial de Lacalle Pou.