domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Sete ZPEs brasileiras estiveram representadas no encontro, incluindo executivos dos estados do Maranhão, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima e Santa Catarina. Divulgação ZPE Ceará 

Região Nordeste

ZPE Ceará recebe outras ZPEs do Brasil para fortalecer regime 

5 de dezembro de 2022 às 9:48
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

Pioneira no país recebeu representantes que vieram conhecer a infraestrutura da Free Trade Zone cearense

A Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE), a primeira a entrar em operação no Brasil e referência para o setor, recebeu representantes de outras ZPEs brasileiras no dia 23 do mês passado. O encontro serviu para mostrar aos visitantes toda a infraestrutura da Free Trade Zone cearense, que faz parte do Complexo do Pecém (CIPP C/A).

Ao todo, sete ZPEs brasileiras estiveram representadas no encontro, incluindo executivos dos estados do Maranhão, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima e Santa Catarina. 

Eles conheceram a estrutura integrada do Porto do Pecém e da ZPE Ceará, visitaram a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) e discutiram o fortalecimento do regime com a diretoria da ZPE Ceará, representada pelo presidente Eduardo Neves, pela diretora de operações, Andréa Freitas, e pelo diretor de governança, Roberto de Castro.

Além de representantes de outras ZPEs brasileiras, o encontro contou com representantes de entidades ligadas ao regime no país, como o Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), a Associação Brasileira de Zonas de Processamento de Exportação (Abrazpe) e a Receita Federal do Brasil (RFB).

“É uma grande satisfação receber outras ZPEs aqui, no Ceará, e poder discutir assuntos inerentes ao regime, à legislação e ao que podemos melhorar no Brasil para que possamos avançar juntos. Foi um dia de muito trabalho, de grande networking e acredito que foi, também, um divisor de águas para o entrosamento dessas ZPEs no futuro. Queremos que o país compreenda ainda mais esse grande instrumento de desenvolvimento econômico que possui”, declarou Eduardo Neves. 

Para a coordenadora de comércio exterior da secretaria-executiva do CZPE, Ana Carolina Meneghetti, a iniciativa de reunir representantes de ZPEs brasileiras traz benefícios para todo o regime nacional e estimula o desenvolvimento dessas áreas em outras regiões do Brasil.

“Para nós, de Brasília, é sempre muito bom ver a aplicação de uma política pública na ponta. Achei interessante a reunião desses estados que estão tentando alavancar os seus projetos e levantar suas ZPEs. Eles puderam ver, na prática, a importância e o impacto da política no local, cumprindo assim com seus principais objetivos, como o desenvolvimento regional, a difusão tecnológica e a ampliação da balança de pagamentos brasileira”, disse Meneghetti.

Helson Braga, presidente da Abrazpe, destacou a ZPE Ceará como um bom exemplo a ser seguido. “A ZPE Ceará é claramente um exemplo para todas as ZPEs do Brasil. No fim do ano passado, nós conseguimos, com a ajuda da ZPE Ceará, aprovar uma nova legislação competitiva, que está permitindo que a gente implante esses projetos no país inteiro, gerando emprego e renda”, ressaltou. 

ZPE

As Zonas de Processamento de Exportação brasileiras ou instaladas no Brasil são distritos industriais incentivados, destinados a sediar empresas orientadas para o mercado externo. 

Para efeito de controle aduaneiro, as ZPEs são consideradas zonas primárias. Como instrumento de política industrial, essas zonas buscam fortalecer a balança comercial, atrair investimentos estrangeiros, fortalecer a competitividade das exportações brasileiras, gerar emprego e difundir novas tecnologias no País. 

As empresas que se instalam em ZPE têm acesso a tratamento tributário, cambial e administrativo especiais, previstos na Lei Federal nº 11.508, de 20 de julho de 2007.

 

Compartilhe:
TAGS